6º Congresso da Contraf-CUT elege nova diretoria e aprova plano de lutas

O 6º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizado em São Paulo e de forma híbrida, nos dias 1, 2 e 3 de abril de 2022, aprovou as alterações estatutárias, elegeu a nova direção da entidade e definiu as diretrizes para o plano de lutas da próxima gestão. As decisões foram aprovadas pelas delegadas e pelos delegados representantes de sindicatos e federações filiados da entidade.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) esteve representada por Wagner Figueiredo dos Santos, do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, que foi eleito para a Diretoria Executiva. “Queria agradecer, primeiramente, a todas e todos os diretores pela confiança depositada. Queria dizer que estarei representando, a partir de hoje, nossa corrente do Fórum dentro da diretoria executiva de nossa instância superior, a Contraf-CUT, e que podem contar com todo comprometimento ao qual tenho atuado, desde o início de minha militância no movimento sindical, que é pautado pelo princípios democráticos ao qual se baseia a nossa corrente. Parabéns para todas e todos.”, relatou.

Além de Wagner, representantes de Sindicatos dos Bancários da base da Federação, também participaram: Rogério Salvador (Angra dos Reis), Renata Soeiro e Roberto Domingos (Baixada Fluminense), Hudson Bretas (Itaperuna), Paulo Alves Júnior (Macaé), Láiza Gonçalves (Nova Friburgo) e Nilton Damião Esperança (Três Rios).

Em sua fala, Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, agradeceu e ressaltou a importância do evento: “Parabéns a todas e todos nós. Isso é democracia e uma demonstração do que queremos, que é representar a classe trabalhadora, sem vaidades, sem pensar em interesses individuais e, principalmente, manter a união, independente de forças, correntes e partidos políticos. Tenho o maior prazer em estar presidente de uma federação que tem sindicatos que representam realmente a classe trabalhadora. Unidos somos e seremos sempre mais fortes! Que Deus nos abençoe sempre e muito obrigado.”

ELEITOS

Wagner Figueiredo foi eleito como Diretor Executivo. Para o Conselho Diretivo, foram eleitos: Roberto Domingos (Baixada Fluminense), Paulo Alves Júnior (Macaé) e Láiza Gonçalves.

Diretora do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região, Láiza Gonçalves disse que o “Congresso foi muito esclarecedor e produtivo. É com muito orgulho e felicidade que faço parte deste mandato!.”

Já Roberto Domingos, diretor do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, agradeceu. “Agradeço a confiança de todas e todos. Será uma honra representar a nossa categoria junto a Contraf-CUT. Representarei com toda a dedicação que sempre tive, com esperança em mudanças e com luta para que a o trabalhador tenha o principal, que é a sua dignidade de volta. Não faltará empenho e trabalho nessa nova jornada. Encaro essa responsabilidade com a certeza de que juntos lograremos êxito.”

Para o Presidente do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, Paulo Alves Junior, “o Congresso vem demonstrar que, além de todos os desafios que temos pela frente, a busca pela unidade dentro do movimento sindical deve ser constante. E isso foi demonstrado neste evento. Entendemos que muitos desafios estão por vir e precisamos ter, além de tudo, organização e planejamento de nossas ações. A busca para trazer de volta aos trabalhadores, direitos fundamentais, que foram retirados pela reforma trabalhista, é um dos temas que temos que discutir. E, também, debater sobre as mudanças no mercado de trabalho e às mudanças no sistema financeiro. Isso será fundamental para assegurar e ampliar direitos de nossa categoria”.

2022

Neste ano serão realizadas mesas de negociações para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), tanto dos bancários quanto dos financiários. As CCTs em vigência perdem a validade neste ano, uma vez que nas últimas negociações, ocorridas em 2020, elas foram aprovadas com validade de dois anos.

A plenária do 6º Congresso da Contraf-CUT também aprovou três moções: Uma em defesa dos bancos públicos, uma em defesa da Petrobras e uma pela paz mundial.

NOVA DIRETORIA

A nova diretoria da Contraf-CUT assume a gestão da entidade pelos próximos quatro anos. Clique aqui e veja a composição da nova diretoria.

A importância da equidade e igualdade foi ressaltada por Renata Soeiro, Coordenadora Geral eleita do Sindicato dos Sindicatos dos Bancários da Baixada Fluminense. “Fiquei orgulhosa pelo número de 43% de mulheres representadas na Executiva da Contraf-CUT. E feliz porque, pela primeira vez, nosso Sindicato terá um representante no Conselho Diretivo da Contraf/CUT, Roberto Domingos.”

Rogério Salvador, diretor do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região, comentou: “O 6° Congresso Nacional da Contraf-CUT mostrou, mais uma vez, a capacidade de manter a unidade e projetar novos desafios para a classe trabalhadora. Parabéns à nova diretoria, eleita com louvor. Viva a Unidade.”

Confira mais fotos em nossas redes sociais.