Assembleias para votar sobre ACT dos bancários do Santander ocorrem nesta quinta (22)

Nesta quinta-feira, 22 de setembro, funcionárias e funcionários do Banco Santander irão deliberar, através de assembleias realizadas por Sindicatos dos Bancários de todo o Brasil, a aprovação dos seguintes instrumentos coletivos:

– Acordo Coletivo de Trabalho;

– Acordo Coletivo de Trabalho para estabelecer o programa próprio intitulado Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) que, inclusive, trata da autorização do desconto a ser efetuado em função da negociação coletiva realizada e Termo de Relações Laborais, todos com vigência de dois anos, a serem celebrados com o Banco Santander.

IMPORTANTE

A orientação do Movimento Sindical Bancário é de aprovação dos acordos.

Principais pontos do ACT:

  • Extensão do período de amamentação de nove para 12 meses, podendo ser usufruído pelo pai ou pela mãe;
  • Manutenção do pagamento de PLR e Programa Próprio sem compensação de um pelo outro, como pretendia o banco;
  • Inclusão de uma cláusula de repúdio à violência contra a mulher onde o banco se compromete a apoiar bancárias vítimas de violência;
  • Termo de relações laborais para prevenir e coibir o assédio moral e sexual;
  • Reajuste do valor das bolsas de graduação e pós-graduação pelo INPC em 2023 e 2024;
  • Validade do acordo 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2024;
  • PPRS reajustado em 2022 em 8% que será pago em fevereiro de 2023 em parcela única no valor de R$ 3.355,73;
  • Em fevereiro de 2024, será pago o valor reajustado pelo INPC do período, mais 0,5%;
  • Estão mantidas as faixas de renda do PPRS – o banco queria subir de 13% para 16%; de 13% a 23% para 16% a 26% e acima de 23% para 26%.

As negociações entre a representação dos funcionários e o Banco Santander para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos trabalhadores do banco, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, foram encerradas na quarta-feira da semana passada (14).

PARA VOTAR

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) disponibiliza um sistema eletrônico para que os sindicatos possam realizar as assembleias , com votação eletrônica pela internet.

Para isso, basta que os bancários acessem o link: https://bancarios.votabem.com.br/ e o próprio sistema irá direcionar o votante para o sindicato da base de cada um, após o preenchimento dos dados.

Alguns sindicatos não utilizam este sistema. Então, caso o direcionamento não ocorra automaticamente, o interessado deve acessar o site, ou entrar em contato com seu sindicato, para verificar como votar.

PARTICIPEM!