Audiência sobre trabalho bancário nos fins de semana é nesta quarta (6). Vote NÃO para o PL 1043/19

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), da Câmara dos Deputados, debate nesta quarta-feira, 6 de julho, a partir das 9 horas, o Projeto de Lei (PL) 1043/2019, de autoria do deputado David Soares (União-SP), que libera a abertura dos bancos aos sábados e domingos.

A proposta já teve parecer favorável do relator, deputado Eli Corrêa Filho (União-SP), que em seu substitutivo, fundamentou sua defesa ao PL em nome da “livre concorrência”.

Corrêa Filho possui histórico de “inimigo da categoria e aliado dos bancos” já que, pouco antes de assumir a relatoria do PL 1043, apresentou na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, uma emenda em que ataca o direito de greve em instituições financeiras, citando inclusive a lei antiterrorista para reforçar sua ação contra a categoria.

O Movimento Sindical Bancário avalia que o PL se trata de lobby, visando apenas o lucro dos bancos, desconsiderando os interesses de clientes e da categoria bancária, além de atuar contra o avanço do PL, desde que a proposta foi apresentada da Câmara dos Deputados.

Entre os convidados para a audiência, está a Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira.

IMPORTANTE: A Câmara dos Deputados tem uma enquete, onde qualquer cidadão pode votar e se manifestar sobre o PL 1043, dizendo qual sua posição sobre o funcionamento das instituições financeiras aos sábados e domingos.

Para votar, acesse: enquete online