Bancárias e bancários do Espírito Santo cobram fim do assédio moral no Santander

Respeito, fim do assédio moral e da cobrança por metas. Essas foram as reivindicações dos bancários e bancárias durante ação sindical realizada na agência do Santander, no Centro de Vitória, nesta terça-feira, 31. O modelo de gestão adotado pelo banco tem levado empregados ao adoecimento mental e físico. A agência ficou fechada durante o dia e durante a ação, dirigentes do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo distribuíram a cartilha contra o assédio moral.

“Recebemos diversas denúncias de assédio moral que vem acontecendo dentro do banco. O ato de hoje foi para cobrar do Santander uma resposta e uma mudança na linha de gestão adotada pelo banco que é adoecedora. Já existe ação no Ministério Público referentes a essas denúncias e o Santander simplesmente não toma nenhuma medida efetiva para cessar essa prática. Mas não podemos e não vamos permitir que essa situação perdure”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Jonathas Corrêa.

A prática de assédio moral, infelizmente, é recorrente no Santander. Em 2019, o banco foi condenado a pagar indenização no valor de R$ 274 milhões por dano moral coletivo e por prática de assédio moral. A decisão é resultado do processo movido pelo Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal contra o Santander, após constatar, em investigação, o alto índice de estresse a que os bancários eram submetidos.

Fonte: SEEB – Espírito Santo