Coletivo Nacional de Segurança Bancária se reúne com a Fenaban

Nesta segunda-feira, 20 de dezembro, o Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) se reuniu com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A reunião teve como objetivo negociar a segurança nas chamadas “unidades de negócios”, que são agências bancárias sem atendimento de caixa.

Pedro Batista, Coordenador Geral do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense e Diretor da Secretaria de Comunicação da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, representou a Fetraf RJ/ES.

Pedro explicou a importância da reunião e do debate sobre segurança: “É fundamental essa negociação com os representantes dos bancos. Hoje mesmo, no Bradesco, banco do qual sou funcionário, foi exibido um vídeo para os trabalhadores, onde o banco induz a inibição de depósitos, em cheque ou dinheiro, por parte dos clientes, nestas unidades de negócio. Uma das alegações dos bancos é esta, de não haver riscos para seus funcionários e clientes por não haver circulação de numerários. E, sabemos, que não é verdade. A segurança vem em primeiro lugar. Sempre”.

A Fenaban apresentou uma série de slides para justificar a mudança de perfil de agências. O Coletivo solicitou os dados apresentados e vai analisá-los com cuidado. Somente depois desta análise outra reunião será marcada, provavelmente em março.