Comando Nacional dos Bancários cobra da Fenaban a manutenção do Home Office

Nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, foi realizada uma reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Diversos temas foram debatidos, como: a retomada do Home Office, maior rigidez dos protocolos de saúde e segurança para enfrentar o agravamento da pandemia. O Presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Nilton Damião Esperança, esteve presente nesta reunião, que ocorreu de forma virtual. Para ele e outros representantes da categoria, essas e outras medidas protetivas são fundamentais enquanto os trabalhadores não recebam a vacina.

Por causa do agravamento da pandemia, o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban concordaram em fazer reuniões regulares para discutir as medidas de proteção da categoria.

O encontro ocorreu após relatos de retorno ao trabalho presencial de bancários de grupo de risco e que dos que estavam em teletrabalho.

Os representes da Fenaban disseram na reunião que atualmente metade da categoria está em teletrabalho e que vão fazer uma discussão na entidade sobre a manutenção de trabalhadores em trabalho remoto.

Nilton Damião, Presidente da Fetraf RJ/ES, comentou: “Ainda não temos vacina para todas e todos. Os bancos devem ajudar, também, cobrando do governo que esta vacina seja aplicada o mais rápido possível na categoria bancária, que está desde o início da pandemia na linha de frente. Além disso, aplicar mais rigor nos protocolos de segurança, na sanitização. Cobramos, novamente, a retirada dos caixas, que criam aumento nas filas e aglomerações no atendimento. A terceirização também não será admitida.”