Comando Nacional dos Bancários se reúne com representantes dos bancos para tratarem da situação da categoria bancária na pandemia

Hoje, sexta-feira (dia 5 de março), o Comando Nacional dos Bancários se reuniu, virtualmente, com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para debater sobre diversos temas que envolvem o trabalho da categoria bancária na pandemia da Covid-19, que está na sua pior fase.

O Presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Nilton Damião Esperança (Fetraf RJ/ES), representou a entidade.

O movimento sindical cobrou mais comprometimento e segurança para bancárias e bancários. Entre as cobranças estão:

– Suspensão de todas as demissões;
– Não cobrança de metas neste período;
– Menos burocracia na hora de se fazer os protocolos. Protocolos diferenciados;
– Retirada dos caixas, colocando funcionários no auto atendimento provocando mais aglomerações e cobrando dos mesmos metas absurdas;
– Medição de temperatura na entrada das agências;
– Álcool em gel (mesmo com as agências fechadas);
– Redução  do horário de atendimento ao público;
– Afastamento e teste imediato nos casos de suspeita de contração do vírus;
– Proteção de acrílico nas mesas e nos caixas;
– Distribuição  de mascaras.

Essas e outras medidas protetivas são fundamentais, enquanto os trabalhadores não recebam a vacina.

Os representes dos bancos informaram que irão se reunir e, a partir da semana que vem, além de responder sobre as cobranças, assumirão o compromisso de reuniões periódicas para acompanhamento da situação da categoria bancária, em conjunto.

Para Nilton Damião, Presidente da Fetraf RJ/ES, “é um absurdo que, num momento como esse, os bancos retirem os caixas para atuarem no autoatendimento e cobrarem metas, como sempre, absurdas. Continuam demitindo e isso é desumano. Precisamos de uma resposta sobre estas pautas com urgência dos banqueiros. Em relação às demissões, os bancos pediram uma agenda para a semana, onde será tratado esse tema em especifico.”