Dia Nacional de Luta contra as Demissões no Bradesco é marcado por atos nas agências

Nesta terça-feira, 23 de novembro, Sindicatos dos Bancários da base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) – Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios -, participaram do Dia Nacional de Luta contra as Demissões no Bradesco. Ocorreram atos e manifestações em todo o país.

Além dos atos presenciais, os sindicatos também se manifestaram em suas redes sociais, utilizando as hashtags: #QuemLucraNãoDemite e #QueVergonhaBradesco.

O Movimento Sindical Bancário cobrou do banco uma explicação do banco em relação ao fechamento de agências e demissões, já que o compromisso dos bancos era de não demitir durante a pandemia. De acordo com um levantamento feito junto aos sindicatos, já são mais de 3 mil demissões neste ano de 2021.

O Sindicato dos Bancários do Espírito Santo promoveu uma ação sindical no “Bradescão”, unidade localizada na avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória. Além disso, realizou panfletagens em cidades do interior para dialogar com empregados e clientes.

Em Friburgo, o Sindicato da região colou cartazes na agência localizada no Centro da cidade, distribuíram panfletos e utilizaram carro de som para prestar esclarecimentos e alertar bancárias, bancários e a população em geral, sobre a postura que o banco vem tomando nos últimos tempos. Na agência também está situada a Regional Nova Friburgo.

Na Baixada Fluminense, agências de Duque de Caxias e Nova Iguaçu receberam a visita dos dirigentes sindicais da área. As diretoras e diretores do Sindicato falaram para clientes, funcionárias, funcionários e para o público em geral, sobre a postura que o banco, que vem demitindo trabalhadores mesmo durante a pandemia. Os dirigentes lembraram que o Bradesco, assim como outros bancos, assumiram um compromisso de não-demissão durante a crise sanitária.

O Sindicato dos Bancários de Macaé e Região fez panfletagem e também retardou em duas horas a abertura da principal agência do Bradesco da área.

Em Três Rios, o Sindicato dos Bancários da região foi na rádio local falar sobre o ato, distribuiu folhetos e colocou um carro de som em frente à agência do Bradesco, explicando os motivos da manifestação para funcionárias, funcionários e para quem estivesse passando por perto.

O Sindicato dos Bancários de Itaperuna colou cartazes na agência localizada em Cambuci. Também conversou com os trabalhadores desta agência e distribuiu informativos para a população.

Em Angra dos Reis, houve panfletagem em frente à agência, realizada pelo Sindicato dos Bancários da região.

Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, se mostrou satisfeito com a mobilização: “Tenho orgulho dos sindicatos que fazem parte da nossa Federação. São entidades sérias e comprometidas com os trabalhadores. Sempre que é preciso, comparecem. Nosso compromisso é com as bancárias e com os bancários. É importante que saibam que estaremos sempre lutando pelos direitos de trabalhadoras e trabalhadores.”

Confira as fotos dos atos em nossas redes sociais.