Discussão virtual sobre minuta do ACT Emergencial do BB definiu rumos da renovação do acordo

Na noite desta última terça-feira, dia 9 de março, foi realizada uma discussão virtual sobre a “Minuta do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial (Pandemia COVID19) do Banco do Brasil”. A discussão foi aberta a todas as bancárias e bancários do BB dos sindicatos de base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES).

Hoje, quarta-feira (10), ocorrem assembleias em todo o país, onde funcionários e funcionárias do Banco do Brasil irão deliberar sobre a renovação do ACT, que prevê o não descomissionamento por desempenho enquanto perdurar a pandemia e o banco de horas em decorrência do afastamento do trabalho para conter o contágio e a propagação do vírus, com anistia de 10% do saldo total de horas negativas a compensar, no prazo de 18 meses.

As assembleias serão realizadas das 8h às 20h, de forma virtual, pelo sistema “VotaBem” da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que serão disponibilizados pelos Sindicatos aos bancários e bancárias do Banco do Brasil.

A renovação do acordo é uma demanda vinda dos funcionários que foi negociada pelo Comando Nacional dos Bancários com o Banco do Brasil. O acordo venceria no último dia de 2020, mas foi estendido por conta da uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que prorrogou o Estado de Pandemia.

O Comando Nacional dos Bancários indica a aprovação do acordo nas assembleias que serão realizadas em todo o país.

“Reunião importante para tirarmos dúvidas, justificar e trazer transparência para os representantes dos trabalhadores. Assim, todos podem levar para suas bases os esclarecimentos para aprovação de um acordo coletivo importante. Importante porque preserva vidas e mantem salario neste momento de tantas incertezas”, afirmou o Coordenador Nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

Atualmente, existem 3.500 funcionários com horas a compensar neste acordo. Dentre eles, 2.600 têm mais de 200 horas a compensar, segundo informações passadas pelo banco.

Para Danilo Funke, membro titular da Fetraf RJ/ES na CEBB, “os ataques aos trabalhadores e aos seus direitos continuam acontecendo, cabendo a nós, do movimento de representação dos bancários do Banco do Brasil, lutarmos para que melhores condições de trabalho e garantias de direito sejam respeitadas. A aprovação do Acordo Emergencial para COVID-19 se torna necessária para respaldar os trabalhadores. Tirar dúvidas dos sindicatos e afiliados é nossa obrigação. Mas importante deixar claro, que respeitamos o ambiente de diálogo e negociação estabelecido entre as instituições, contudo, caso haja descumprimento de algum ponto estabelecido, entraremos com ações para garantir o melhor para os funcionários do BB”