Palestra mostrou a importância do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados

A “Lei Geral de Proteção de Dados” (LGPD) foi o tema da palestra realizada, de maneira virtual, nesta última quarta-feira, dia 30 de junho, e contou com a participação do advogado atuante na área de regulatório e cibersegurança, Caio Maiolino Kalawatis, e com o Assessor Jurídico da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), Dr. Murilo Baptista.

A palestra, que foi gratuita para diretores e diretoras dos Sindicatos de base da Fetraf RJ/ES, teve uma participação expressiva da categoria e foi um oferecimento da Secretaria Jurídica da entidade, coordenada pela Diretora Elizabeth Paradela.

Com a aprovação da LGPD, a atividade mostrou a importância das empresas se adequarem, o mais breve possível, aos moldes da legislação, para que não hajam prejuízos estruturais e financeiros na organização.

A lei entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 e as empresas tiveram um ano para se adequarem. As instituições que não estiverem em conformidade ou infringirem a Lei de Proteção de Dados, podem receber multas e sanções administrativas, a partir do mês de agosto.

O aumento do trabalho remoto e os requisitos impostos pela LGPD, tornaram de fundamental importância que as empresas invistam em proporcionar treinamentos adequados aos seus colaboradores. As instituições devem ajudar os trabalhadores a obterem conhecimentos necessários sobre proteção de dados, e investir em pessoal capacitado para desenvolver um programa de conscientização contínuo, modificando a cultura organizacional, para garantir o amadurecimento de um programa que garanta que todos os agentes da empresa sejam capazes de evitar vazamentos.

Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, comentou sobre a importância da palestra: “O evento foi de extrema importância em diversos aspectos. Nos mostrou que não devemos, de forma alguma, disponibilizar nossos dados pessoais em nosso dia-a-dia e sermos mais cautelosos.”