Projeto de Lei que permite agências sem porta giratória é retirado, novamente, de pauta

Mais uma vez, após pressão e pedido do movimento sindical bancário, o Projeto de Lei 4772/2021, que iria ser votado nesta quinta-feira, 23 de setembro, foi retirado de pauta.

O projeto permite as agências bancárias funcionarem sem as portas giratórias. Apesar da proposta ter como objetivo facilitar o acesso de idosos, gestantes, obesos e portadores de deficiência, ela não leva em consideração a insegurança que a medida causaria.

A proposta coloca em risco a segurança de funcionários, clientes, vigilantes e prestadores de serviço.

Após o Projeto de Lei ser retirado de pauta, o Deputado Estadual e Presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), André Ceciliano (PT), recebeu representantes da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), da Federa-RJ e do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, em seu gabinete.

Na reunião, o parlamentar ouviu os motivos e argumentos pelos quais a proposta deve ser retirada de pauta em definitivo. Também foi entregue um material impresso onde mostra, em números, a importância das portas giratórias nas agências bancárias, em termos de segurança.

Em seguida, André Ceciliano confirmou aos presentes que já solicitou que seu nome seja retirado deste Projeto de Lei.

Na próxima terça-feira, 28 de setembro, o autor do projeto, Rosenverg Reis (MDB), irá receber os representantes do movimento sindical bancário.

Em sua fala, o Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança, questionou os bancos de, ao invés de retirarem as portas giratórias, não colocam vigilantes nas áreas de autoatendimento, que pertencem às agências bancárias. “Seria um ambiente mais seguro, tanto para quem está trabalhando, tanto para quem está utilizando os serviços de caixas eletrônicos”, relatou.

Após esta indagação, André Ceciliano se posicionou a favor do que Nilton relatou, concordando quando o Presidente da Fetraf RJ/ES disse que: “trata-se de uma questão humanitária e, não, de lucros.”

O Presidente da Fetraf RJ/ES, que estava ali representando os Sindicatos dos Bancários de Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna, Macaé e Região, Nova Friburgo e Três Rios, relatou a importância deste encontro e da necessidade de sempre estarmos atentos e atuantes em votações que podem prejudicar a categoria bancária: “É extremamente necessário estarmos em contato com parlamentares. Somos uma categoria forte e que representa diversas regiões. A Federação sempre estará ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras. A luta continua.”

Estiveram presentes na reunião: 

Nilton Damião Esperança – Presidente da Fetraf RJ/ES

Pedro Batista – Diretor do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense e membro do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT

Adriana Nalesso – Presidenta da Federa-RJ

José Ferreira – Presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro

André Spiga – Diretor do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e membro do Coletivo Nacional de Segurança Bancária da Contraf-CUT

Paulo Sérgio – Funcionário do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro

Confira as fotos em nossas redes sociais.