Proposta do Saúde Caixa está em fase de redação final

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) realizou ontem (quarta-feira – 13 de outubro), uma plenária do Saúde Caixa, que debateu sobre a proposta que será levada às assembleias para a aprovação dos empregados.

A proposta é a manutenção do modelo atual, com a cobrança de uma mensalidade a mais sobre o 13º salário para suplantar a necessidade de aumento da arrecadação em virtude do aumento da tabela de custos médicos.

A plenária contou com a participação da representante da Federação na CEE Caixa, Lizandre Borges.

Lizandre destacou a importância da plenária: “Estamos num momento decisivo. É crucial que todos e todas se apropriem das informações e entendam a quantas andam as negociações com a Caixa. É importante ressaltar que as decisões das próximas semanas vão selar o futuro do Saúde Caixa, inclusive na aposentadoria, que é o período em que o empregado tende a ficar mais dependente do plano de saúde”.

A proposta, construída a partir das negociações realizadas entre as representações dos trabalhadores da ativa e aposentados e da Caixa Econômica Federal, para a gestão e modelo de custeio do plano de assistência à saúde dos empregados, o Saúde Caixa, está em fase de redação final.

A representação dos trabalhadores tentou, mais uma vez, manter a extensão do benefício após a aposentadoria para os novos empregados, mas a Caixa alegou que a proposta travaria as negociações, pois teriam que ser feitos novos estudos e cálculos de custeio que não foram considerados nos levantamentos realizados.

Os representantes do banco aceitaram debater as demais reivindicações dos trabalhadores. A CEE vai levantar todos os pontos a serem debatidos e enviar para a Caixa até sexta-feira (15), na mesma data em que o banco fará a devolutiva sobre os acertos finais solicitados pela representação dos trabalhadores na proposta do Saúde Caixa.

As assembleias para aprovação do acordo de gestão de custeio do Saúde Caixa estão previstas para ocorrerem nos dias 25 e 26 de outubro.