Sérgio Rial deixa presidência do Santander Brasil e assume conselho de administração

O CEO do Santander, Sérgio Rial, vai deixar o cargo em 31 de dezembro deste ano. O executivo assume em janeiro a presidência do conselho de administração da empresa, disse a companhia nesta terça-feira (27).

Rial permanece no conselho do grupo Santander na Espanha. No Brasil, o novo CEO do banco será o atual vice-presidente da área de empresas, Mario Roberto Opice Leão.

O executivo é graduado pela Escola Politécnica de São Paulo e tem longa carreira no setor financeiro: passou por Citibank, Goldman Sachs e Morgan Stanley e é membro do comitê executivo do Santander há quatro anos.

Leão será indicado para uma vaga no conselho de administração da companhia.

Para o Santander, a troca de CEOs consolida o trabalho de transformação do banco, que chegou ao melhor nível de rentabilidade e de eficiência do sistema financeiro brasileiro, de acordo com a própria companhia.

“Conjuntamente com o Sr. Sérgio Rial, o Sr. Álvaro de Souza presidiu a maior transformação de uma grande plataforma financeira ao longo dos últimos seis anos”, disse o Santander em comunicado.

Souza é o atual presidente do conselho de administração do Santander Brasil. Com a chegada de Rial ao posto, o executivo segue apenas como membro do conselho do grupo Santander na Espanha.

Na América do Sul, Santander faz mais mudanças

Na posição da liderança regional para a América do Sul, Rial será substituído por Carlos Rey de Vicente, atual vice-presidente de Finanças e também integrante do comitê executivo do Santander.

“Tendo trabalhado anteriormente na Divisão América do próprio Santander, é um grande conhecedor da região e do próprio mercado brasileiro, onde já trabalha há mais de sete anos”, disse o banco.

Para o conselho de administração da companhia, serão ainda indicados o atual vice-presidente & CFO do banco, Angel Santodomingo e Alberto Monteiro, atual vice-presidente de Wealth Management, ambos membros do Comitê Executivo do Santander.

Suas posições executivas dentro do Comitê Executivo permanecem inalteradas. A partir de janeiro, o Comitê Executivo do Santander será composto por 12 profissionais, dentre os quais quatro executivas:

  • Vanessa Lobato, que passa a liderar toda a área de varejo do banco;
  • Andrea Almeida, que sucede ao Carlos Rey, na vice-presidência de finanças;
  • Elita Vechin, que passa a liderar a área de capital humano do banco;
  • Patrícia Audi, que permanece focada na área institucional, de sustentabilidade e eventos da organização;

O executivo João de Biase sucederá Mario Leão na liderança do negócio de empresas, somando-se ao Comitê Executivo, no qual permanecem os Angel Santodomingo, Alberto Monteiro, Alessandro Tomao, Antonio Pardo, Ede Viani, Jean Pierre Dupui e Mario Leão, como novo CEO.

Todas as movimentações passam pelo processo regular de aprovações e homologações regulatórias.

Fonte: Seu Dinheiro