24ª Conferência Interestadual dos Bancários e das Bancárias tem participação expressiva da categoria

Neste sábado, 28 de maio, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) realizou a 24ª Conferência Interestadual dos Bancários e das Bancárias.

O evento, que ocorreu de forma virtual, teve uma participação expressiva de bancários e bancárias da base da Fetraf RJ/ES, e contou com Marcelo Freixo (Deputado Federal e pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro), Mauro Salles (Secretário de Saúde da Contraf-CUT) e Fernando Benfica (Técnico do Dieese/RJ e Doutorando em Economia na UFF), como convidados.

CONFERÊNCIA NACIONAL

Na 24ª Conferência Interestadual dos Bancários e das Bancárias foram definidas as prioridades e propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada nos dias 10 a 12 de junho. Também foram eleitos os delegados e delegadas que irão representar a Fetraf RJ/ES no evento.

O EVENTO

A Conferência começou com Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, fazendo uma saudação à todas e todos os presentes e falando da importância de um evento grandioso, que faz jus ao tamanho e força da Federação.

Em seguida, a palavra foi passada para Juvandia Moreira, Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). Juvandia disse que o ano de 2022 é decisivo para a vida de todos os brasileiros. Citou a importância da campanha nacional, mas que a principal campanha será a derrubada de Jair Bolsonaro da presidência da república. “O restabelecimento da democracia é fundamental”, disse ela, que também espera que a categoria bancária saia vitoriosa nas negociações com os bancos.

Claudio Merçon Vieira (Cacau), diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, também fez sua saudação. Ele substituiu Idelmar Casagrande, inicialmente escalado para falar. Cacau disse que é urgente derrubar o governo Bolsonaro. Emocionado, citou o papel fundamental que os movimentos sociais e a população em geral tem ao ocupar as ruas.

Depois foi a vez de Sandro Cezar (Sandrão), Presidente da CUT-Rio, fazer sua saudação aos presentes. Citou a categoria bancária como uma categoria que deveria servir de exemplo para as demais, visto seu poder de mobilização. “É um orgulho participar deste evento e um orgulho maior ter a Fetraf RJ/ES como entidade parceira da CUT.”, disse Sandrão.

Logo após, foram exibidos vídeos de políticos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, desejando um bom evento e parabenizando a Federação. Enviaram suas saudações: José Maria Rangel, Reimont, Gilbertinho Campos, Glauber Braga e André Ceciliano.

O Regimento Interno da 24ª Conferência Interestadual dos Bancários e das Bancárias foi lido pelo Secretário Geral da entidade, Max Bezerra, que, posteriormente, foi aprovado pela grande maioria dos presentes, com apenas um voto contra e nenhuma abstenção.

Depois foi a vez dos representantes dos sete Sindicatos dos Bancários de base da Fetraf RJ/ES falarem: Rogério Salvador, por Angra dos Reis, Pedro Batista, pela Baixada Fluminense, Hudson Bretas, por Itaperuna, Rita Lima pelo Espírito Santo, Paulo Alves, por Macaé, Max Bezerra e Luiz Gabriel por Nova Fribuergo, e Nilton Damião, por Três Rios.

CONVIDADOS

Marcelo Freixo, Deputado Federal e pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, um dos convidados do evento, fez sua participação em seguida. Citou a importância da categoria bancária e disse, inclusive, que já foi bancário. Sabendo, de alguma maneira, dos anseios da categoria, que está presente em todos os lugares do Rio de Janeiro e do Brasil. Freixo disse que as eleições de outubro serão as mais importantes da história. E que os bancárias e bancários serão decisivos durante o processo eleitoral. “Precisamos estar em todos os lugares para derrotar o fascismo. A democracia está em jogo”, disse ele.

Após o parlamentar responder algumas perguntas dos presentes e se despedir, foi exibido o documentário ´4 contos – A tragédia por trás do lucro´, produzido pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e dirigido por Marcelo Monteiro.

Depois, foi a vez de outro convidado, Mauro Salles, Secretário de Saúde da Contraf-CUT fazer sua palestra sobre o “Contexto da Saúde dos Bancários e a Campanha Salarial” e abrir para as perguntas.

O último convidado a se apresentar foi Fernando Benfica, Técnico do Dieese/RJ e Doutorando em Economia (UFF), com a palestra “Crise pra quem? O alto desempenho dos maiores bancos que operam no Brasil numa economia em frangalhos”.

O Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança, fez mais uma inserção para agradecer a presença e trabalho dos convidados.

Adilma Nunes, Secretária de Formação da Federação, fez uma fala e deu explicações sobre a criação da Brigadas Digitais. Também foi apresentado um vídeo sobre o assunto.

EMOÇÃO

Um momento de muita emoção para todas e todos os presentes, foi a leitura do texto “Capacetes e carapuças”, de autoria de Fabrício Coelho, Diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, lido pelo próprio., que retrata a realidade dos tempos difíceis que estamos vivendo e vivenciando.

PROPOSTAS

O Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião explicou como seria a dinâmica para a aprovação da propostas.

Em seguida, as propostas foram lidas e apresentadas para, posteriormente, irem à votação.

As propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional.

Nilton agradeceu o comprometimento da categoria: “Fico muito feliz com o resultado desta Conferência. A unidade, palavra que tanto pregamos e falamos, prevaleceu. Próximo passo é a Conferência Nacional. Muito obrigado a todas e todos os presentes. Rumo à vitória!”