8 de março – Dia Internacional da Mulher

Neste dia 8 de março, as mulheres são lembradas por sua força, coragem e capacidade de luta. Desde sempre, elas estão na luta por mais respeito, mais dignidade e igualdade de oportunidades. Apesar de muitos direitos já terem sido conquistados, ainda há muitos a serem reivindicados. Atualmente, as mulheres ainda têm que lutar contra os retrocessos promovidos pelo governo, para que nenhum direito conquistado durante toda a trajetória de luta, seja retirado.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), neste dia importante, aproveita para reafirmar suas posições mais urgentes, que são:

– Auxílio-emergencial para todas e todos!
– Vacina para todas e todos, já!
– Fora Bolsonaro!

“A pandemia da covid-19 nos trouxe dor, distanciamento e saudade. O presente ainda não nos permite encontros e abraços, mas, organizadas como trabalhadoras e como mulheres, podemos permanecer juntas para romper as barreiras deste momento e avançar na conquista por direitos. Pela vida das mulheres, vacina já! Fora Bolsonaro e Mourão! Parabéns para todas nós, mulheres bancárias, neste 08 de março – Dia Internacional de Luta das Mulheres”, afirmou Cláudia Garcia de Carvalho (Diretora da Fetraf RJ/ES e do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo).

CATEGORIA BANCÁRIA

A categoria bancária sempre teve papel importante na luta por direitos. Foi a primeira categoria a conquistar uma cláusula de igualdade de oportunidades na sua Convenção Coletiva de Trabalho e é citada como exemplo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por esta conquista.

E, neste mês de março, as bancárias estarão engajadas em várias ações para organizar a luta, neste momento em que a pandemia aprofunda a violência vivida pelas mulheres em seus lares e nas relações de trabalho. A estratégia será organizar junto com outras categorias, através da Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma série de ações para marcar o Mês da Mulher, como mobilizações reivindicando o fim da violência, vacinação já e emprego decente.