COMEÇA NOVA BATALHA CONTRA ASSÉDIO MORAL


São Paulo, 3 de janeiro – O Sindicato se prepara para aplicar uma extensa e detalhada pesquisa sobre o assédio moral nos locais de trabalho em sua base (São Paulo, Osasco e região). A data da aplicação do trabalho ainda será agenda.


A prática do assédio moral – que pode ser exercida de inúmeras formas –, associada à pressão abusiva pelo cumprimentos de metas, é causadora de grande parte dos males físicos (LER/Dorts) e mentais dos bancários, ao lado das condições físicas impróprias nos locais de trabalho.


O questionário sobre incidência do assédio na categoria bancária contém questões sobre as formas como ele é exercido e suas conseqüências. O objetivo é reunir dados para a elaboração de uma legislação específica sobre o tema, que beneficie a classe trabalhadora de maneira geral, além da inclusão de cláusulas específicas sobre o tema na convenção coletiva nacional da categoria bancária.


“O projeto foi iniciado com uma série de seminários voltados a dirigentes sindicais de todo o País, ainda em 2004. Essa pesquisa de agora é fundamental para colhermos dados que dêem a base para um futuro projeto de lei que proteja os trabalhadores do assédio moral e os males que provoca à saúde”, frisa o diretor da secretaria de Saúde do Sindicato, Walcir Previtale Bruno,convocando a todos a responder ao questionário, caso o recebam. O Sindicato, segundo Walcir pretende colher depoimentos de cerca de 3 mil bancários. 


(Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo)


 

Fonte: