Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região completa 34 anos

O Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), completa 34 anos de existência e muitas lutas, nesta quinta-feira, 28 de julho.

HISTÓRIA

Fundado em 28 de julho de 1988, a entidade sindical teve origem no Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, com sede em Barra Mansa, que mantinha, em Angra dos Reis e Itaguaí, sub-sedes e diretores liberados para fazer o trabalho de base.

Tendo em vista a distância da sede, bancárias e bancários de Angra dos região, tinham dificuldades de participar das assembleias e eventos em Barra Mansa. E manifestaram a vontade de se “emancipar”.

A Diretoria do Sul Fluminense, com o apoio político da Fetraf RJ/ES, concordou com este desejo, levou à proposta para uma assembleia, que aprovou.

Assim, nasceu o Sindicato dos Bancários de Angra e Região, com sede em Angra dos Reis e base territorial em Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Seropédica.

O Sindicato filiou-se à CUT em 1994, após amplos debates com Trabalhadores e dos quais participaram representantes das principais correntes políticas da Central.

No dia 9 de novembro de 2012, foi inaugurada a Sede Administrativa. Própria.

A entidade considera como “marca registrada”, as constantes visitas à base e o não recebimento de remuneração pela Diretoria Administrativa, a popular “ajuda de custo”

2022

“Sempre na Luta”, disse Rogério Salvador, Presidente do Sindicato.

“Parabéns a todas e todos da diretoria do Sindicato dos Bancário de Angra e Região. Um Sindicato cidadão, que há muitos anos trabalha em prol da classe trabalhadora. Nossa Federação se orgulha por ter em seu quadro de associados e parceiros, quem sempre participou e participa de nossas lutas. E que, durante anos, vem fazendo a diferença, dando força e participando ativamente de nossas atividades. Unidos somos fortes!”, parabenizou Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.

Fonte: Fetraf RJ/ES