Trabalhadores bancários: verifiquem a situação do seu CNIS junto ao INSS

Você verificou que o indicador PREM-BLOQ-EC103 consta no seu CNIS?

Devido ao grande número de problemas e inconsistências no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), também conhecido como extrato previdenciário, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) indica que as trabalhadoras e trabalhadores bancários verifiquem se existe alguma irregularidade nas competências da sigla: “PREM-BLOQ-EC103”.

Essa sigla é um indicador do INSS que, na teoria, informa que a remuneração daquela competência não poderá ser usada para agrupamento, transferência ou complementação (hipótese em que o salário de contribuição é abaixo do salário mínimo).

No entanto, quando este indicador aparece, é necessário resolver alguma pendência junto ao INSS, apontando assim para outros indicadores de pendências do INSS, dentre eles:

– PEXT
– PREM-EXT
– IMEI
– PEMP-CAD
– PREM-EMPR
– PREM-FVIN

A questão pode ser resolvida, em regra, comprovando o vínculo e remuneração, ou fazendo as complementações das competências que foram recolhidas abaixo do salário mínimo (quando for o caso).

Sendo assim, o ideal é que você apresente ao INSS documentos que apontem para a veracidade do vínculo e da remuneração, como por exemplo, a carteira de trabalho, o recibo de pagamento mensal, a guia de pagamento do GPS do contribuinte individual, por exemplo.

Vale ressaltar que esse indicador só aparecerá em competências a partir de 10/2019 e faz com que todas as remunerações do CNIS após 10/2019 com essa sigla, sejam desconsideradas para cálculo do benefício.

Assim, se você observou esse indicador no seu CNIS e se aposentou ou recebeu auxílio doença recentemente, deve verificar se tais remunerações foram incluídas ou não no cálculo do seu benefício. E caso não tenham sido, buscar a revisão do mesmo.

ITAÚ

Os bancários e bancárias do Banco Itaú, devem fazer o seguinte procedimento:

1- acessar o IUCONECTA
2- menu
3- ajuda
4- pessoas
5- remuneração
6- abrir chamado
7- folha de pagamento
8- na abertura do chamado, informar desde quando consta o bloqueio

BRADESCO E SANTANDER

Os trabalhadores bancários devem entrar em contato com o RH dos respectivos bancos, solicitando a documentação necessária para a resolução junto ao INSS.

IMPORTANTE

Após o passo a passo no Itaú, ou com a documentação necessária do Bradesco e Santander, os trabalhadores devem ligar para o número 135, para agendarem seus atendimentos.

DÚVIDAS

Caso surja alguma dúvida, os trabalhadores devem entrar em contato com o Diretor para Assuntos Jurídicos e Trabalhistas, Joanderson Gomes, pelo telefone/WhatsApp: (22)22 99614-4055.