A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) esteve presente na Marcha das Mulheres Negras 2023, que ocorreu neste domingo, 30 de julho, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
A Diretora Solange Ribeiro representou a entidade no evento.
“A população negra é violentada todos os dias. Estarmos e sermos solidários a esta causa é uma questão de cidadania.”, declarou Solange.
A Marcha tem como tema as mulheres negras unidas contra o racismo, contra todas as opressões, violências, e pelo bem viver.
É a nona edição do ato, que também encerrará as comemorações pelo Dia das Mulheres Negras, instituído por força de lei estadual o 25 de julho.
O evento traz, na edição deste ano, algumas reivindicações. Entre elas, a criação de estratégias para sobreviver ao racismo.
Foram marcantes na marcha a questão da fome, a violência e a juventude negra, que está muito vulnerável. O evento aborda, ainda, questões de moradia, trabalho e saúde mental.
Autonomia
A reivindicação para que o Congresso Nacional não negocie com a vida da população negra e que os entes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sejam autônomos e se relacionem entre si com respeito, também foram tema da marcha.
Durante a marcha, as mulheres negras levantaram não só questões nacionais, mas também regionais, trazidas por mulheres negras de cada município fluminense.
*com informações da Agência Brasil