Sindicatos que não aprovaram acordo do Saúde Caixa aguardam encaminhamentos do Comando Nacional dos Bancários

Novas assembleias para deliberar sobre o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa, foram realizadas nesta última terça-feira, 16 de janeiro.

Na base da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), os Sindicatos dos Bancários de Angra dos Reis e Região, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Macaé e Região e Três Rios e Região, já haviam aprovado o acordo.

Nestas novas assembleias, o Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região aprovou a proposta com 81,58% de votos favoráveis.

Já a base do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense seguiu rejeitando a proposta, com 99 votos contrários e 41 favoráveis.

O acordo, que já havia sido aprovado por cerca de 74% das entidades nas assembleias realizadas nos dias 5 e 8 de dezembro de 2023, já está em vigor desde o dia 1º de janeiro e tem validade até o final de 2025.

SINDICATOS QUE NÃO APROVARAM

Nas bases onde a proposta não foi aprovada, a Caixa aplicará as condições previstas nos normativos do Saúde Caixa, mas sem as garantias do ACT.

NOVOS ENCAMINHAMENTOS

O Comando Nacional irá se reunir em breve para definir os encaminhamentos que serão adotados em relação às bases que mantiveram a rejeição à proposta.