Nesta segunda-feira, 29 de abril, o Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), realizou um protesto contra o fechamento da agência do Banco Itaú, localizada na Rua XV de Novembro, no Centro de Bom Jesus do Itabapoana, um dos municípios de sua base sindical.
O banco ainda não informou a data exata do fechamento, mas já se sabe que as contas dos clientes desta agência serão transferidas para Itaperuna. As funcionárias e os funcionários, todavia, ainda tem seus destinos incertos.
Além do protesto, os diretores do Sindicato também colheram assinaturas em um abaixo assinado contra o encerramento das atividades da agência em questão.
Joanderson Gomes, Vice-Presidente do Sindicato, comentou: “É inaceitável um banco que lucrou R$ 35 bilhões em 2023, seguir fechando agências e postos de trabalho. Muito deste lucro, obtido à custa do sofrimento dos bancários, que enfrentam uma rotina de pressão por metas inatingíveis e humilhação no trabalho. E, neste caso específico, não somente os funcionários irão sofrer, mas todo um município que perde sua única agência do Itaú no município. Iremos, até o fim, lutar para que essa decisão não se concretize”.
*com informações do SEEB Itaperuna (RJ)