A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) está participando do “1º Seminário Coletivo Estadual de Trabalhadores com Deficiência”, promovido pela CUT-Rio, na sede da entidade, no Centro do Rio de Janeiro.
Elizabeth Paradela, Diretora de Formação Sindical da Fetraf RJ/ES e Diretora do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense, e também diretora da CUT/RJ, representa a Federação no evento e o ato de ‘criação do Coletivo’, que têm como objetivos propiciar a troca de experiências e informações, derrubar mitos e preconceitos e construir propostas para a inserção de PcD no mercado de trabalho e na VIDA.
Por isso, a CUT-Rio, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, promove esse seminário com o ato de criação do Coletivo Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência.
“É necessária a inclusão e igualdade dos TCD’s, que as empresas cumpram as políticas das leis de cotas. E que elas, também, sejam fiscalizadas, para que sejam incluídas nas pautas de nossas Campanhas Salariais.”, comentou Elizabeth Paradela.
O evento é aberto para PcD, simpatizante ou para quem faz parte de movimentos sociais e sindical, e os debates giram em torno de algumas pautas, como:
♿ Como anda a promoção das condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa trabalhadora com deficiência no Estado do Rio de Janeiro?
♿ Acordos Coletivo de Trabalho e fiscalização? Capacitismo? Como as mudanças climáticas influenciam a vida das PcD?