A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), representada pela Coordenadora Geral do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense e Diretora da Central Única dos Trabalhadores no Estado do Rio de Janeiro (CUT Rio), Renata Soeiro, esteve presente, nesta terça-feira, 29 de outubro, no diálogo organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com vistas à apresentação da programação da Cúpula Social do G20.
O convite se estendeu às organizações da sociedade civil e movimentos sociais do Rio de Janeiro, interessados em participar da Cúpula Social do G20, e aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro.
“É preciso, mais que nunca, estarmos atentos e mobilizados em tudo que envolva a construção de políticas públicas”, declarou Renata.
ENTENDA
O G20 Social foi anunciado pelo Presidente Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia, quando o Brasil assumiu simbolicamente a presidência do bloco.
O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Como um país plural, diverso e com autoridade para tratar de questões fundamentais, como a mudança climática e combate à fome e à pobreza, o G20 Social garante espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações das populações e dos agentes não-governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo.
O ponto alto do G20 Social será a Cúpula Social, entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024, às vésperas da Cúpula de Líderes do G20, as duas no Rio de Janeiro.
A Cúpula Social será o palco que mostrará os trabalhos desenvolvidos ao longo de quase um ano, um panorama rico da troca de experiências entre agentes não–governamentais que, certamente, mostrarão novos caminhos para a construção de políticas que reflitam valores como justiça social, econômica e ambiental e a luta pela redução de todo tipo de desigualdade.