Presidenta da Contraf-CUT e Presidente da Fetraf RJ/ES comentam sobre o fim da escala 6×1

Juvandia Moreira, Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Vice-Presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e o Presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), Nilton Esperança, comentaram sobre a jornada 6×1, assunto que está em destaque e vem ocupando espaço tanto nas mídias tradicionais, quanto nas redes sociais.

Juvandia comentou, especificamente, sobre a categoria bancária, que já tem uma série de conquistas e benefícios, através de muita luta e, até mesmo, greves.

“Nossa categoria já usufrui de uma jornada que não inclui trabalho aos finais de semana, mas essa luta deve ser de todos. De todas as categorias. Uma jornada justa acarreta em qualidade de vida, tempo para família, entre outras coisas”, comentou a Presidenta da Contraf-CUT.

Já Nilton Esperança, destacou que “com essa redução de jornada, os trabalhadores terão uma produtividade muito melhor, pois terão tempo para estudar, terão uma vida familiar, uma vida social de verdade. Isso vai fazer que uma categoria seja e esteja menos adoecida.”

O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado por Rick Azevedo, Vereador eleito pelo PSOL do Rio de Janeiro, pauta o fim da jornada de seis dias de trabalho para um de folga (6×1), luta para a qual já conseguiu reunir mais de 1,3 milhão de assinaturas em uma petição pública.

A luta alcançou o Congresso Nacional, com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), pela redução da jornada de trabalho.

“Temos que avançar neste debate e este é o momento oportuno para isso. Esperamos que o objetivo seja alcançado.”, completou Juvandia.