Fetraf RJ/ES tem participação destacada nos Encontros Nacionais de Bancos Privados

Nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo, ocorreram os encontros nacionais dos funcionários de bancos privados: Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco, Encontro Nacional dos Funcionários do Santander e Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco.

E a delegação da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) teve uma participação destacada, tanto no evento quanto nas mesas de debate.

BRADESCO

No Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, a Federação esteve representada pelos diretores: Fabrício Coelho, Claudio Leite e Newton França.

“Excelente encontro! Demonstrando que os trabalhadores seguem preocupados com as demissões e fechamento de agências, e que os sindicatos estão atentos. Vamos continuar na luta por melhores condições de trabalho para os funcionários e, também, clientes”, declarou Newton.

A mesa contou com as participações da Presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira, e da Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Neiva Ribeiro.

ITAÚ

Pela Fetraf RJ/ES, no Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco, estiveram presentes: Felipe Souza, Carlos Pereira, Marcelo Dalarmelina e Elizabeth Paradela.

Felipe, que integrou a mesa da Coordenação do GT Saúde, sobre o resgate dos debates sobre previdência complementar e Fundação Itaú-saúde, comentou.

“A inteligência artificial no Itaú não pode ser uma ferramenta de pressão. O que deveria facilitar o trabalho tem gerado ainda mais sobrecarga, metas inalcançáveis e adoecimento. Se o banco quer falar em futuro, precisa primeiro garantir saúde e dignidade no presente. Tecnologia sem cuidado é só mais uma forma de exploração.”

SANTANDER

Já no Encontro Nacional dos Funcionários do Santander, Cláudio Merçon (Cacau) e Solange Ribeiro, representaram a Federação.

“Evento muito importante, assim como a mesa, que mensurou ser essencial fazermos um diagnóstico da situação real no Santander, hoje, para que o movimento sindical possa se instrumentalizar melhor, para lutar e combater a tudo que vem acontecendo no banco”, declarou Cacau.