Após a reunião do Coletivo Nacional de Saúde, realizada no Sindicato dos Bancários de Brasília, aconteceu a Audiência Pública: O Mecanismo Adoecedor dos Bancos — Gestão pelo medo, Metas Abusivas, Assédio Organizacional e Impactos na Saúde Mental dos Trabalhadores, proposta pelo deputado Vicentinho (PT/SP) na Comissão do Trabalho da Câmara Federal, nesta terça-feira (23/9).
Josias Denucci, Secretário de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região e Representante da Fetraf RJ/ES na Mesa Nacional sobre Saúde, participou e, também, foi um dos que falaram e analisaram a situação dos trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário em todo o país, pauta central do debate.
Denucci levou à capital federal as preocupações da categoria, com foco especial nas condições de trabalho, na saúde mental dos bancários. A participação do diretor sindical reforça o compromisso da Fetraf RJ/ES em defender os direitos e interesses dos trabalhadores do ramo, buscando soluções e melhorias por meio do diálogo com o Poder Legislativo.
A audiência na Comissão de Trabalho é um importante espaço para que as demandas dos trabalhadores sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas públicas e na fiscalização das relações de trabalho no setor bancário.
Para Josias, “esse foi um divisor de águas, já que entende que essa audiência trará bons frutos no que tange a saúde dos trabalhadores e que, dia após dia, adoecem em detrimento a carga de metas e pressão que recebem por parte dos bancos.”
PLANEJAMENTO
Foi realizada uma reunião no gabinete do deputado Carlos Veras (PT/PE), para alinhar uma audiência a ser marcada com o Ministro da Previdência Social.