Fetraf RJ/ES participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Começou a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que ocorre em Brasília de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025.

Renata Soeiro, Diretora de Estudos e Planejamento da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), está representando a entidade no evento.

Rita Lima, Diretora do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, também está presente, representando a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

A abertura do evento contou com a presença do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

A conferência é um amplo processo democrático e participativo, promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em parceria com os entes federativos e a sociedade civil.

É um evento de suma importância, pois iremos debater temas essenciais, como o enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais; combate à violência contra as mulheres; aumento das mulheres em espaços de poder e decisão; fortalecimento das políticas de cuidado e de autonomia econômica; saúde, educação e assistência social; o fim da escala 6×1, entre outras coisas“, comentou Renata Soeiro.

O EVENTO

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM promove a escuta ativa e a representação plural de mulheres.

Em todo o Brasil já foram realizadas as conferências preparatórias nas modalidades Livres, Municipais, Regionais, Distrital e Estaduais. Milhares de propostas foram apresentadas nessas etapas.

Os encontros mobilizaram milhares de mulheres, presencialmente e de forma remota, reforçando o compromisso do Governo Federal em garantir espaços de diálogo democrático e participativo para a construção das políticas para as mulheres.

O objetivo da etapa nacional é consolidar as recomendações vindas de todas as regiões do país, assegurando que a 5ª CNPM seja um marco na formulação de políticas públicas que promovam mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas.