Fetraf RJ/ES participa da 2ª Marcha das Mulheres Negras

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através da Diretora de Estudos e Planejamento, Renata Soeiro, está participando da 2ª Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem-viver, que promete reunir cerca de 1 milhão de manifestantes, neste 25 de novembro, também conhecido como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Bancárias de todo o país compõem as caravanas desta 2ª edição, que ocorre dez anos após a primeira mobilização, considerada histórica por levar, em 2015, mais de 100 mil mulheres ao Planalto Central.

Mulher negra é sinônimo de resistência. E nós, da categoria bancária, sabemos das dificuldades que enfrentamos em nosso setor. Estamos aqui para lutar por mais igualdade e por melhores condições de trabalho“, comentou Renata Soeiro.

A Marcha reafirma sua luta contra o racismo, discriminação e violência de gênero e raça.

21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres

A 2ª Marcha das Mulheres Negras  acontece dentro das atividades dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”, iniciado em 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e que seguirá até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

Segundo o Mapa da Violência de Gênero, produzido pelo Senado Federal, o Brasil registrou, no 1º semestre de 2025, em média 4 vítimas de feminicídio e 187 vítimas de estupro por dia.

O Atlas da Violência 2025, por sua vez, revela uma estagnação na taxa de homicídios femininos entre 2022 e 2023, enquanto a taxa geral de homicídios recuou 2,3%, no mesmo período. Em onze anos – de 2013 a 2023 – ocorreram 47 mil homicídios de mulheres, ou 13 por dia.

Confira as datas que compõe a campanha dos 21 Dias de Ativismo:

20 de novembro – Dia da Consciência Negra;
25 de novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres;
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS;
2 de dezembro – Dia M: Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito;
3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência;
6 de dezembro – Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (campanha do Laço Branco);
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.