Serão encerradas no próximo dia 11 as inscrições para o II Fórum Nacional: Pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro. O evento acontece no Rio de Janeiro nos dias 12 e 14 de novembro e é voltado para dirigentes sindicais bancários titulares das secretarias de Políticas Públicas ou encarregados do tema da igualdade de oportunidades. As atividades serão realizadas no Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95 – Centro).
Além de debater questões gerais sobre inclusão racial e combate ao racismo, o evento tem como um de seus objetivos discutir e buscar soluções para a baixa inserção de trabalhadores afrodescendentes nos bancos e financeiras. “Os poucos negros e negras que vemos nos bancos estão em funções onde não se relacionam diretamente com os clientes ou usuários. A única exceção é o serviço de telemarketing, já que o contato é feito por telefone e a aparência não é relevante. Só vemos mais afrodescendentes como vigilantes e nos serviços de manutenção e limpeza, que, além de não serem funções bancárias, são tarefas de menor remuneração”, ressalta Iraciny da Veiga, diretora da Fetraf-RJ/ES. Mesmo onde as oportunidades são mais amplas, as possibilidades de carreira são restritas. “Somente nos bancos públicos temos negros e negras lidando diretamente com o público, já que o acesso é por concurso. Mesmo assim, poucos são os que atingem cargos mais elevados na hierarquia das empresas”, acrescenta a sindicalista.
A tarifa para os participantes que ficarão hospedados no hotel é de R$ 650. Os que não necessitarem ou optarem por outra forma de hospedagem pagam um valor menor, de R$ 200. As duas tarifas incluem despesas com alimentação e estrutura do evento. A ficha de inscrição (baixe aqui) deve ser preenchida e enviada para o e-mail [email protected] até o próximo dia 11. Não há distribuição de vagas por entidade, mas o número de participantes é limitado à capacidade do local.
Programação
Quarta-feira, dia 13 de novembro
• Conferência de abertura: As desigualdades sociorraciais no mercado de trabalho: Provocações, limites e tendências
• Mesa 1 – Panorama racial, direitos humanos e a violência contra a população negra no Brasil
Quinta-feira, dia 14 de novembro
• Mesa 2 – Aspectos conceituais e políticos das ações afirmativas no Brasil: Avanços e Lacunas
• Roda de conversa (Contraf-CUT, Dieese, CUT Nacional, Unegro-RJ e Fenaban): Os desafios das políticas antirracistas no Sistema Financeiro, a transversalidade e as negociações coletivas
• Repactuação da Carta de Compromisso das Entidades
Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES