A Contraf-CUT, o Sindicato do Rio de Janeiro e a Associação dos Funcionários (Afin) assinaram nesta quinta-feira (21) com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Participaram do ato de assinatura Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Almir Aguiar e Ronald Carvalhosa, respectivamente presidente e diretor do Sindicato, e dirigentes da Associação dos Funcionários da Finep (Afin), bem como diretores da instituição.
Antecipação da PLR
As partes avaliaram como positivo o acordo que, além de estender aos empregados os ganhos da categoria bancária (8 % de reajuste), confere ainda uma melhora substancial na PLR (elevação em 10 % na parcela fixa adicional), pagamento de R$ 50 do vale cultura para quem ganha até cinco salários mínimos e a queda da cláusula de barreira que impedia a ascensão profissional dos empregados com escolaridade de nível médio.
A Finep se comprometeu a antecipar no próximo dia 27 o pagamento da primeira parcela da PLR
Conquistas
Para o diretor de Imprensa do Sindicato do Rio, Ronald Carvalhosa, o acordo foi bom. “A Finep pode avançar ainda mais, se reduzisse as diferenças salariais e as oportunidades entre os nível universitário e médio. A Finep pode também eleger um diretor-representante dos funcionários, como existe no Banco do Brasil, o Caref, melhorando, assim, a democracia dentro da empresa”, avaliou.
Fonte: Seeb Rio de Janeiro