Sindicatos da base do Rio de Janeiro apóiam Chapa 4 – Unidade e Segurança na Previ

Quatro integrantes da Chapa 4 – Unidade e Segurança na Previ estiveram na sede da Fetraf-RJ/ES na última quarta-feira. Célia Larichia, Fernanda Duclos Carísio, José Ricardo Sasseron e Gilberto Matos Santiago conversaram com dirigentes de vários sindicatos do estado.

Eles expuseram sua plataforma, sua biografia e destacaram as características da chapa. Os candidatos aproveitaram para pedir o empenho dos sindicalistas na divulgação do processo eleitoral para renovação da representação dos empregados na diretoria e nos conselhos deliberativo, fiscal e consultivo dos planos 1 e Previ Futuro.

Composta por nomes bem conhecidos do funcionalismo e do movimento sindical, a chapa reúne a experiência para bem gerir o maior fundo de pensão da América Latina. Alguns membros dá chapa já ocuparam cargos na diretoria e nos conselhos e conhecem o plano por dentro.

A presença de representantes dos trabalhadores foi fundamental para a recuperação da Previ. De alarmante uma situação de déficit, que ameaçava benefícios pagos e futuros, o fundo evoluiu para um quadro de superávit e estabilidade. “Os maus investimentos ficaram para trás. Hoje, há as flutuações do mercado, que afetam o nosso resultado, mas não são mais feitas aplicações malucas, como em outras épocas”, destaca Fernanda Carísio. Além de fiscalizarem de perto, os diretores e conselheiros eleitos influem na tomada de decisões. “Os integrantes da nossa chapa têm não só experiência, mas também competência para atuar na gestão do fundo”, aponta Sasseron.

Para todos

As questões da Previ são muitas, e complexas. Além dos interesses dos aposentados e pensionistas, que já recebem a complementação, há que se pensar também nos funcionários da ativa. E a Previ ainda tem dois planos, o Plano 1, dos funcionários antigos, e o Previ Futuro, dos que entraram após o ano de 1998. O primeiro tem hoje poucos participantes na ativa e muitos beneficiários, enquanto o segundo tem mais gente contribuindo que recebendo. Como são dois planos com naturezas diferentes e situações distintas, é preciso que suas especificidades sejam compreendidas para serem bem administradas.

As preocupações específicas de cada grupo são variadas, mas todos têm em comum a necessidade de um plano sólido que garanta suas complementações. E a guerra de desinformação está tomando conta da campanha para estas eleições. Sindicalistas presentes à reunião relataram que integrantes de chapas adversárias, em visita aos locais de trabalho, questionam a competência da chapa 4, alarmando o funcionalismo. “Chegam a comparar a Previ ao Aerus, fundo de pensão da Varig. Os aposentados da empresa aérea realmente passaram, e ainda estão passando, por muitas dificuldades. Mas a situação é totalmente diferente. A Varig faliu. O BB não vai falir. Por isso, a Previ não corre o risco de se tornar outro Aerus. Precisamos esclarecer o pessoal da ativa e também os aposentados e pensionistas para que eles não caiam em conversas como esta. Por isso, precisamos que os diretores dos sindicatos filiados à Fetraf-RJ/ES estejam empenhados na nossa campanha”, destaca Fernanda Carísio.

Confira a composição da Chapa 4:

Conselho Deliberativo


Titular: José Ricardo Sasseron
Suplente: Gilberto Matos Santiago

Conselho Fiscal
Titular: Reinaldo Fujimoto
Suplente: Sandra Regina de Miranda

Diretor de Administração
Wagner de Sousa Nascimento

Diretora de Planejamento
Célia Maria Xavier Larichia

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1
Titular: Fernanda Duclos Carisio
Suplente: Antonio Carlos Lima Rios


Titular: Jurandi Pereira do Nascimento Filho
Suplente: José Luiz Barboza

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios PREVI Futuro
Titular: Rosalina do Socorro Ferreira Amorim
Suplente: Kleytton Guimarães Morais


Titular: Pablo Sérgio Mereles Ruiz Diaz
Suplente: Paulo Vinícius Santos da Silva

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES