A Fetraf-RJ/ES solicitou a realização de uma mesa redonda na SRT para discutir com o Santander os problemas que têm acontecido com os exames periódicos dos funcionários. A reunião foi marcada para o início da tarde desta terça-feira, 22, mas o banco não compareceu. A empresa contratada para administrar a aplicação dos exames, CLM, também foi convocada para a mesa redonda e não compareceu, e sequer enviou justificativa.
O banco justificou a ausência alegando que questões como esta devem ser discutidas no Comitê de Relações Trabalhistas. “Mas as reuniões são cada vez mais raras – a última foi realizada há quase um ano – e o CRT não tem exercido um papel importante na solução dos problemas”, critica Paulo Garcez, diretor da Fetraf-RJ/ES e um dos representante dos bancários do comitê.
Irregularidades
Os exames periódicos dos funcionários do Santander têm apresentado uma série de problemas. Além da convocação apressada e do prazo curto para que os bancários sejam examinados, os Atestados de Saúde Ocupacional – ASOs não estão de acordo com as exigências da NR-7, norma que regulamenta os periódicos. “Os atestados não têm o nome do médico responsável, só o do médico que examina o bancário, e é uma exigência legal que haja as duas assinaturas. Outro problema é que os ASOs não têm nenhuma anotação sobre exames complementares, nem os já feitos, nem os que deveriam ser realizados para averiguar as condições de saúde do trabalhador”, critica Gilberto Leal, diretor de Saúde do Seeb-Rio, que acompanhou os diretores da Fetraf-RJ/ES à SRT.
A Fetraf-RJ/ES vai solicitar uma reunião do Comitê de Relações Trabalhistas para discutir os exames periódicos com o banco.
Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES