Curso para mil pessoas esclarece sobre Plebiscito da Reforma Política

O comitê Rio do Plebiscito Popular pela Constituinte para Reforma Política convida para o seu maior evento de formação, que acontece no próximo sábado, dia 02. É o Curso dos Mil, uma aula para esclarecer as dúvidas e preparar militantes para atuarem no plebiscito popular, que será realizado entre 1º e 07 de setembro. O curso será no Teatro Mário Lago, que fica no Colégio Pedro II de São Cristóvão.


A programação é extensa, com atividades das 09h às 18h, e terá, na palestra de abertura, a presença de João Pedro Stédile, da direção nacional do MST. Haverá também um ato político com personalidades que apoiam a realização do plebiscito.


A ideia de realizar um plebiscito popular – que não é uma consulta oficial – é demonstrar a vontade do povo. A sociedade brasileira já demonstrou que o atual sistema político não lhe satisfaz e que são necessárias mudanças radicais na forma como os processos eletivos acontecem.


O movimento reivindica a realização de uma Constituinte Exclusiva e Soberana para a reforma política, para que as mudanças na Constituição sejam feitas por um grupo de deputados e senadores eleitos somente para apreciar este tema. Os movimentos entendem que não faz sentido colocar esta tarefa nas mãos dos parlamentares que já exercem mandatos, uma vez que estão comprometidos com o modelo atual. A principal bandeira dos militantes para a reforma política é o fim do financiamento privado de campanha, que cria laços entre o poder econômico e o poder político que prejudicam a maior parcela da população.


A organização do curso pede uma contribuição de R$ 20 de cada participante, para cobertura das despesas do evento. Mais informações na página do evento no Facebook (aqui). Para saber mais sobre o plebiscito e as entidades que participam, consulte o site www.plebiscitoconstituinte.org.br


Veja abaixo o vídeo com a convocatória do curso:


Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES