Sindicalistas definem proposta de minuta dos financiários

Sindicalistas do ramo financeiro se reuniram em São Paulo na última terça-feira, 02, para definir a minuta de reivindicações que será submetida à aprovação dos trabalhadores de financeiras em assembleias. O índice de reajuste proposto é de 13,6 % , composto por 8,6 % de reposição da inflação, mais 5 % de aumento real.

Além do índice, o documento construído coletivamente traz 108 cláusulas com reinvindicações referentes a diversos assuntos, como a adequação das nomenclaturas às faixas de pisos, para facilitar o enquadramento. A cada ano, as minutas e as Convenções Coletivas dos financiários e dos bancários se parecem mais. A negociação com a Fenacrefi reúne mais de 60 empresas, que vão desde financeiras de bancos a pequenas firmas, passando por empresas de crédito ligadas a grandes verejistas. A semelhança faz parte da estratégia de unificação das campanhas salariais das duas categorias.  A data-base dos financiários, que é em 1º de junho, foi unificada recentemente. Os sindicalistas buscam a fusão da data-base da categoria com a dos bancários – 1º de setembro.

A minuta ficará pronta nesta quarta-feira, dia 03, e será disponibilizada no site da Contraf-CUT. O prazo para realização de assembleias para sua apreciação vai de 08 a 16 de junho. Caso seja aprovado, o documento será entregue à Fenacrefi – federação patronal do setor – em data ainda não definida. A expectativa da Contraf-CUT é de que a entrega seja feita entre 17 e 19 de junho.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES