Fetraf-RJ/ES mobiliza bancários em defesa do emprego no HSBC











Os sindicatos filiados à Fetraf-RJ/ES realizaram atividades do Dia Internacional de Luta na manhã de terça-feira, 30, pelos empregos do HSBC, que estão ameaçados pela venda iminente do banco.

O corpo-a-corpo dos sindicalistas incluiu distribuição de jornal específico para os funcionários do banco e também para clientes. O objetivo da atividade foi não só alertar para os riscos que a venda do banco pode significar para os trabalhadores e a sociedade como um todo, mas também informar sobre as ações que o movimento sindical vem desenvolvendo em defesa do emprego.

Na Baixada Fluminense, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Rio de Janeiro e Teresópolis as atividades incluíram entrega de material impresso, manifestação dentro da agência e conversas com bancários e clientes. Em Niterói houve atividades em todas as 14 agências do banco na base, com reuniões com bancários e retardamento da abertura das unidades.

Na manhã desta quarta-feira, 1º, Renata Soeiro, integrante da COE/HSBC representando a Fetraf-RJ/ES, participou de reuniões com o presidente do Banco Central e com o presidente do conselho do CADE. Em seguida, os sindicalistas se reuniram com o senador Paulo Rocha (PT-PA), presidente da CPI do HSBC. Os dirigentes também visitaram outros senadores, levando a preocupação com os cerca de 21 mil empregados do HSBC.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES