Um seminário de dois dias vai abrir ao público os resultados de pesquisas que estão sendo usadas para embasar os trabalhos da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. São quinze trabalhos que tratam de temas como a estrutura do Poder Judiciário até questões como homossexualidade, racismo e a atuação dos empresários durante o regime militar.
No primeiro dia serão apresentadas as sete pesquisas contempladas por um edital da Faperj para financiamento de trabalhos sobre os temas ligados ao Direito, à Justiça e aos direitos humanos, todos voltados para os assuntos abordados pela CEV. No dia 12 é a vez de pesquisas realizadas em universidades por pesquisadores que colaboraram para as investigações da comissão e que se voltaram sobre o período da ditadura.
Informações contidas nestes estudos já foram publicadas pela CEV em seu relatório parcial, lançado em fevereiro, e também vão integrar o relatório final, que tem publicação prevista para o final deste ano. A CEV-Rio também fez pesquisas por contra própria, que serão apresentadas no relatório final.
O evento acontece nos dias 11 e 12 de agosto, das 09:30 às 17h, na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil (Praça da República, 173, em frente ao Campo de Santana). Confirmadas as presenças da advogada Rosa Cardoso, presidente da CEV-Rio, de Teresa Cosentino, secretária de Direitos Humanos do Estado do RJ, e Caio Meira, representando a Faperj, além de Jaime Antunes, diretor do Arquivo Nacional. A entrada é franca.
Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES