Caixa: Dia de luta por contratações tem presença de concursados

Os sindicatos da base da Fetraf-RJ/ES cumpriram a determinação da CEE/Caixa e da Contraf-CUT e realizaram atividades do Dia Nacional de Luta por Contratações Urgentes. A escassez de funcionários, que já era um problema, se tornou crítica depois que o Plano de Aposentadoria Antecipada teve adesão de três mil funcionários. Na Grande Vitória e no município do Rio de Janeiro as  manifestações contaram com a presença de candidatos aprovados no último concurso que ainda não foram convocados.

Na Baixada Fluminense foi feita manifestação na agência de Gramacho, Duque de Caxias e caravana pelas agências do centro de Nova Iguaçu. Os sindicalistas conversaram com clientes e bancários, fizeram falação no interior das agências e distribuíram a carta ao cliente, preparada pela CEE/Caixa e a Contraf-CUT. Também foi feita coleta de assinaturas para a campanha por novas contratações. Na agência de Gramacho a atividade serviu ainda como oportunidade para protestar contra o problema de refrigeração da agência que, apesar da cobrança do sindicato, está deficiente há várias semanas.

 

No Espírito Santo foram feitas atividades em agências de Vitória e de Vila Velha. Os atos contaram com a participação de candidatos aprovados no último concurso que ainda não foram convocados, apesar de haver vagas em aberto. Também houve distribuição da carta aberta aos clientes. O sindicato dos bancários recomenda que os funcionários postem nas redes sociais fotos com o cartaz da campanha por contratações.

 

Em Itaperuna foram realizadas atividades em duas agências do município-sede e também nas unidades nos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema. Foi feita distribuição da carta aberta aos clientes e usuários e orientação aos funcionários.

 

O sindicato de Macaé fez retardamento da abertura de três agências do município-sede. Os dirigentes fizeram falações, conversaram com os bancários e fizeram distribuição da carta aberta aos clientes e usuários.

 

Em Nova Friburgo aconteceu manifestação na agência principal do centro durante todo o dia. Os dirigentes panfletaram a carta aos clientes e fizeram coleta de assinaturas da campanha  por mais contratações. O sindicato aproveitou para fazer a entrega da minuta dos bancários aos gestores das agências da base.

 

Em Niterói foram feitas manifestações na agência principal, onde fica a regional do banco, e mais duas unidades. Em todas foi feita panfletagem da carta aberta aos clientes e conversas com os bancários.

O sindicato de Petrópolis fez caravana pelas agências da caixa no centro de Petrópolis com distribuição da carta aberta aos clientes e usuários. O tema da atividade, que tem relação com a campanha #queremosmaisbancários, realizada em todos os bancos da base, já sensibiliza a população da cidade sobre a necessidade de mais funcionários nas unidades bancárias.

No Rio de Janeiro a manifestação foi em frente ao principal prédio administrativo da Caixa no município, o Barrosão, na esquina das avenidas Almirante Barroso e Rio Branco. Além da ampla participação de bancários, também foi expressiva a presença de concursados não convocados. “Eles se sentem enganados. Estudaram, investiram em cursos e apostilas, abriram mão da vida social e familiar e, agora que foram aprovados, ainda estão esperando convocação”, relatou Luiz Ricardo Maggi, diretor para Bancos Federais da Fetraf-RJ/ES.

No Sul Fluminense foram realizadas atividades em agências de Volta Redonda, Barra mansa, Barra do Piraí e Rezende. Em todas o ato começou com um minuto de silencio, que chamou a atenção da população. Houve também distribuição da carta aberta e corpo-a-corpo com bancários, clientes e usuários.

Em Teresópolis a diretoria realizou a atividades nas duas agências da Caixa do município. A carta aberta aos clientes foi distribuída e houve também coleta de assinaturas para a campanha por mais contratações.

Em Três Rios a atividade aconteceu na agência principal da Caixa, no centro do município-sede. Foi feita panfletagem da carta aberta aos clientes e também houve coleta de assinaturas da população e dos bancários.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES