A Secretaria de Imprensa da Contraf-CUT deu mais um passo para ampliar a comunicação da entidade com seus filiados e com a categoria bancária. Está no ar em fase experimental desde a semana passada a Rádio Contraf-CUT, baseada em web. A emissora pode ser acessada de qualquer lugar do Brasil e do mundo através do computador. Até o final de dezembro, estará disponível para download um aplicativo para permitir a audição através de celular.
Com uma programação que entremeia música com notícias, a emissora é mantida pela equipe responsável pela Rádio CUT. As matérias são produzidas na redação da central, com base em informações fornecidas pela imprensa da Contraf. Quanto mais matérias forem enviadas pelos sindicatos e federações filiados, mais material informativo haverá na programação.
O objetivo não é somente encher a programação com notícias produzidas a partir de matérias escritas por filidados. “Gostaríamos que a criação de rádios web pelas entidades filiadas se torne uma tendência e que cada sindicato do país a sua própria emissora. E também gostaríamos que o link para a Rádio Contraf seja colocado nos sites de sindicatos de todo o país.
Segundo Gerson Pereira, secretário de imprensa, a expectativa é que os bancários e dirigentes acessem a rádio e a ouçam enquanto desempenham tarefas no computador. “Com o aplicativo para celular, vai ser ainda mais fácil, a pessoa pode ficar ouvindo a rádio em qualquer lugar enquanto trabalha, na rua, no trânsito. E, se quiser uma informação mais aprofundada, pode procurar no site da Contraf”, acrescenta o dirigente. Para Gerson, esta é uma forma de aproximar mais o movimento sindical dos bancários, sobretudo os mais jovens. “Na próxima campanha salarial esperamos que os dirigentes e bancários de base usem a rádio como sua principal fonte de informação”, torce o sindicalista.
Para que os sindicatos e federações aprimorem suas ferramentas de comunicação com os trabalhadores, a Contraf pretende realizar um seminário. A data ainda depende de agenda, mas Gerson Pereira tem intenção de que o evento aconteça logo após o carnaval.