Mais uma demonstração de resistência ao golpe foi dada no último dia 31 em todas as capitais e no Distrito Federal e em mais 58 municípios do interior. Houve ainda 25 protestos mundo afora. Foram atos em praças e passeatas nas ruas, reunindo pessoas de diversas colorações políticas unidas por um objetivo único: a manutenção do Estado Democrático de Direito.
Em todas as falas, ficava claro que o que está em jogo é a democracia. Todos condenaram a atuação de setores do Judiciário e a pesada campanha da mídia contra o governo democraticamente eleito. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o vice-presidente, Michel Temer, e o juiz Sérgio Moro foram os nomes mais citados, demonstrando que as ameaças vêm do Legislativo, do Executivo e do Judiciário.
Muitos
No Brasil, o ato principal foi em Brasília, onde o número estimado de participantes ficou em torno de 100 mil. Militantes de todo o país se dirigiram em caravana à Capital Federal. A Fetraf-RJ/ES enviou oito diretores da Executiva. Os sindicatos da Baixada Fluminense, Campos, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro, Sul Fluminense, Teresópolis e Três Rios também se fizeram representar.
O ato na cidade do Rio de Janeiro foi um dos maiores do país e aconteceu no Largo da Carioca. Os sindicatos da Baixada Fluminense, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Teresópolis enviaram dirigentes. O ponto alto foi a presença do cantor e compositor Chico Buarque, que animou os presentes com uma fase emblemática: “Não, de novo, não. Não vai ter golpe”.
Alguns estados tiveram protestos no interior. O campeão foi Pernambuco, com dez municípios mobilizados, além da capital, Recife, seguido de perto pelo Rio Grande do Sul, com nove, fora Porto Alegre, e da Bahia, com 7 manifestações fora de Salvador. No estado do Rio de Janeiro, houve manifestações em Barra Mansa, Campos e Paraty.
Os protestos internacionais também surpreenderam. O número de manifestações foi grande, atingindo países das Américas do Sul e Norte e também da Europa. Houve países em que houve atividades em mais de um local: na Alemanha foram 4 cidades, três em Portugal, três nos EUA, duas na Espanha, duas na Argentina e duas na Holanda.