Uma campanha em defesa das empresas e serviços públicos será lançada nacionalmente no próximo 6 de junho no Rio de Janeiro, por iniciativa do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne centenas de entidades e representantes dos movimentos social e sindical.
A programação do evento já está disponível, assim como o material de divulgação. A ideia é promover o debate “O que é público pra você?”, a partir de palestras e discussões com intelectuais, especialistas e representantes dos movimentos social e sindical e sempre dentro da premissa de que “Se é público, é para todos”.
Para Sérgio Farias, funcionário do Banco do Brasil e secretário-geral da Fetraf-RJ/ES, a campanha é fundamental. “Várias instituições estão em risco com a nova onda de privatizações que o governo interino de Michel Temer já anunciou. Os sindicalistas bancários já estavam engajados na luta contra o PL 555, que prevê mudanças na administração e na natureza das estatais e que atinge principalmente aquelas empresas que ainda são 100% públicas, como a Caixa, o BNDES, a Eletrobras e os Correios, entre outros”, alerta. O dirigente destaca que é o momento de toda a classe trabalhadora e a sociedade brasileira como um todo se manifestarem. “Na gestão provisória, a ameaça é ainda mais grave, com o Executivo engajado na entrega do patrimônio público. Não podemos permitir que o que é de todos nós passe para as mãos de meia dúzia de empresários interessados somente nos lucros. Há empresas estrangeiras interessadas em estatais, como é o caso da Petrobras, e não podemos deixar que levem o patrimônio do povo brasileiro”, acrescenta.
O evento será realizado na Fundição Progresso (R. dos Arcos, 24 – Lapa, Rio de Janeiro) e começa às 13h, com a reunião do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e termina à noite, com um show do grupo Casuarina.
Confira a programação:
13h – Reunião do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas (Espaço Armazém)
14h30 – Abertura do evento com a presença do presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, e representantes de entidades que integram o comitê nacional em defesa das empresas públicas.
15h – início das palestras e do debate “O que é público para você”. Presença de intelectuais, especialistas, políticos e lideranças dos movimentos social e sindical, tais como:
- Marcia Tiburi (filósofa e autora de livros como As Mulheres e a Filosofia),
- Emir Sader (cientista polítco, professor da UERJ),
- Ricardo Lodi (advogado professor de direito tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- João Pedro Stédile (economista e um dos fundadores do MST),
- Guilherme Estrella (geólogo e ex-diretor da Petrobras),
- João Antônio de Moraes – secretário de Relações Internacionais e Movimentos Sociais da FUP
- Lindbergh Farias – senador pelo PT-RJ
- Jandira Feghali – deputada federal pelo PCdoB-RJ
- Roberto van der Osten – presidente da Contraf-CUT
- Maria Rita Serrano – coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas.
19h – Ato público, político e cultural com a presença de lideranças dos movimentos social e sindical.
21h – Encerramento com show do grupo de samba Casuarina.