Os movimentos sociais fizeram na manhã desta terça-feira uma manifestação contra o governo golpista. O ato aconteceu no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, durante visita do presidente interino, Michel Temer, às instalações onde será realizada parte das competições. Em sua primeira viagem oficial desde a posse, em 12 de maio, Temer estava acompanhado do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
O presidente interino passou longe do local onde o ato estava sendo realizado e cercado de policiais. Mesmo assim houve conflito da polícia com os manifestantes e um ativista chegou a ser detido e levado para a 42ª Delegacia, no Recreio. Ele foi liberado horas depois.
Pacificação
O presidente interino declarou que não se opõe à presença da presidenta eleita Dilma Roussef nas cerimônias principais do evento. Adotando um discurso de “pacificação nacional”, Temer disse que, para ele, “tanto faz” se Dilma participar do evento.
Ocupa INSS
Foi ocupado pela manhã o prédio principal do INSS no Rio de Janeiro, onde funciona a administração estadual do órgão. Os ocupantes, alguns ligados ao MNLM – Movimento Nacional de Luta pela Moradia, são contra o fim do Ministério da Previdência Social e a reforma da previdência. Reivindicam também a destinação social de imóveis vazios do INSS. O instituto tem vários prédios no município do Rio de Janeiro, tomados de empresas devedoras da previdência, que estão sem uso. Os ocupantes do INSS querem que estes imóveis sejam destinados à moradia popular, sobretudo para trabalhadores sem-teto.
Abaixo, outras reivindicações:
- Contra a DRU- a Desvinculação de Recursos da União pra Saúde, Educação, Moradia e Previdência
- Pelo manutenção do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social
- Pela Função Social da Cidade e da Propriedade