Assunto tratado na mesa bipartite é prioridade para a Fetraf RJ/ES

Após a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através de ofícios entregues nos dias 5, 6 e 7 de março, solicitar que os bancos forneçam a vacina contra a dengue (QDenga) para bancários e bancárias dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o assunto também foi tema, posteriormente, na reunião da mesa bipartite de saúde entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), no último dia 14 de março, em São Paulo.

Lizandre Souza Borges, Diretora de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, esteve presente na reunião e reforçou que as vacinas também foram solicitadas ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Bandes (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo).

Além de solicitar a vacina da dengue, a Fetraf RJ/ES também pediu que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) antecipe a vacinação da gripe para funcionárias e funcionários dos bancos Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O Santander já havia anunciado que faria campanha de vacinação contra a gripe para todas suas funcionárias e funcionários.

A preocupação do Movimento Sindical é, além do aumento dos casos de dengue, com o aumento de casos de Covid-19.

Os representantes do movimento sindical relataram a realidade das bases nas mais variadas partes do Brasil e apresentaram a necessidade de divulgação dos protocolos de prevenção e de ação em casos de sintomas.

Também cobraram controle dos ambientes de trabalho, para mantê-los saudáveis, a fim de evitar a proliferação das doenças.

Os bancos se comprometeram a se reunir para estudar métodos de prevenção comum, até que existam vacinas disponíveis para a venda.

“Pedimos e solicitamos a compreensão e, principalmente, o comprometimento dos bancos, já que a saúde do trabalhador e da trabalhadora é inegociável.”, declarou o Presidente da Fetraf RJ/ES, Nilton Damião Esperança.