Sindicalistas de 12 países, representando os trabalhadores bancários de seis bancos internacionais participaram de um protesto organizado pelo Seeb-Rio contra a venda da operação brasileira do HSBC. O ato, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, foi uma forma de demonstrar solidariedade aos bancários brasileiros. Os trabalhadores temem por seus empregos, já que é comum, em processos de fusão e aquisição, haver muitos cortes.
Os sindicalistas do Banco do Brasil, BBVA, HSBC, Itaú, Santander e Scotia Bank presentes ao ato participaram da 11ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, que aconteceu no Rio de Janeiro. Uma das decisões dos participantes durante o evento foi realizar o ato, em solidariedade aos bancários brasileiros. Participaram da reunião conjunta bancários da Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Jamaica, México, Paraguai, Peru e Uruguai, além de brasileiros.
Além dos sindicalistas estrangeiros, participaram do ato representantes dos sindicatos de Campos, Niterói, Petrópolis e Teresópolis. A executiva da Fetraf-RJ/ES foi representada por seu presidente, Nilton Damião Esperança, e por mais cinco diretores.
Outras cidades
Os bancários de Macaé também protestaram na manhã desta quinta-feira. A atividade foi em frente à principal agência do banco na cidade, na Av. Rui Barbosa. Os sindicalistas conversaram com os bancários sobre a situação e distribuíram material informativo específico sobre o tema.
No Espírito Santo o protesto foi na terça-feira, com paralisação de todas as agências do banco na capital, Vitória. As unidades ficaram fechadas até o meio-dia.
Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES