Bancários lançam Campanha Nacional na base da Fetraf-RJ/ES

No ES, funcionários do Banestes entregam minuta específica



Com o já tradicional ato-desfile pelo eixo financeiro carioca, os bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo fizeram o lançamento de sua Campanha Nacional 2013. Além da manifestação de rua, foi feita também a entrega da minuta de reivindicações ao Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro.


Este ano, a performance teatral misturou a representação da Via Crúcis do Bancário com temas que tiveram destaque nas manifestações de rua de junho. Nas fachadas de agências dos principais bancos foram afixados grandes cartazes semelhantes a pergaminhos onde estavam escritas algumas das reivindicações. Entre os personagens da encenação estava o Seu Tranca-Luta, o espírito maligno que assombra os bancários e prejudica a mobilização. Outros atores levavam estandartes com algumas das palavras de ordem da campanha de mídia deste ano, que tem como tema #vempraluta bancário/bancária.



Este ano, além das reivindicações econômicas, das relativas a emprego, saúde e condições de trabalho, outro tema se impõe: a luta contra o PL 4330 que amplia a terceirização. Fabiano Júnior, presidente da Federação, gravou um vídeo falando sobre a Campanha Nacional e a necessidade dos trabalhadores se mobilizarem para lutar contra este projeto de lei que ameaça os direitos dos trabalhadores e a organização sindical. Confira:



Específica capixaba


No Espírito Santo, no mesmo dia, foi feita a entrega da minuta específica do Banestes. Houve um ato em frente ao edifício Palas Center, no centro da Capital, e os sindicalistas subiram, em seguida, para entregar o documento à comissão de negociação do banco.


Entre as principais reivindicações que constam da minuta entregue ao Banestes está a consolidação de um Plano de Cargos e Salários em consonância com os interesses dos trabalhadores. O banco apresentou uma proposta, conhecida por Plano Salto, que feria os direitos já conquistados pela categoria. Após intensa mobilização dos bancários, os representantes do banco na comissão de negociação concordaram em suspender a retirada de direitos, prevista no Salto, até o final da Campanha Salarial deste ano, quando serão retomadas as negociações.


Também fazem parte da minuta de reivindicações a reposição das perdas salariais de 1994 a agosto de 2013, o pagamento de forma linear do percentual de 4 % do lucro líquido apurado no exercício de 2013, o pagamento de auxílio academia no valor de R$ 200, o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nos moldes da convenção do PRL nacional, sem os limites estabelecidos na mesma, e o abono assiduidade de cinco dias. 

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES