Bancários retardam abertura de agência do BB em Vila Velha (ES)

Esta quinta-feira foi mais um dia de luta contra a reestruturação do Banco do Brasil. Bancários e bancárias retardaram a abertura da agência do BB da Avenida Carlos Lindemberg, em Vila Velha. A unidade, que tem cerca de 10.300 clientes entre Pessoas Físicas e Jurídicas, é uma das oito previstas para serem fechadas no processo de desmonte do banco. A ação fez parte do calendário nacional de luta contra o desmonte do BB.

Desde o anúncio da reestruturação, em janeiro, bancários e bancárias de todo o país estão mobilizados e realizam diversas ações para barrar esse projeto de destruição do BB como banco público a serviço da população brasileira. Greves de 24 horas, paralisações de unidades, plenárias, tuitaços e muitas outras atividades estão sendo realizadas. Os bancários já obtivera, vitória em ação judicial movida pela Contraf pelo cancelamento da extinção da função de caixa. E somente após pressão dos funcionários, que a direção do BB abriu o diálogo sobre o plano de reestruturação, mas sem apresentar nenhum avanço para as reivindicações dos bancários.

“Estamos enfrentando uma dura reestruturação, que retira direitos dos trabalhadores do banco e reduz a participação do BB na economia das cidades brasileiras, consequentemente do país. Esse é um projeto claro de destruição do BB, ainda que paulatinamente, para privatizá-lo de vez. Tivemos pequenas vitórias, mas a hora é de fortalecer e ampliar fortemente nossas ações. Somente com a participação e envolvimento de todos os funcionários vamos sair vitoriosos”, enfatiza a diretora do Sindibancários/ES, Goretti Barone.

Prefeito de Vitória recebe carta de bancários e líderes comunitários

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, recebeu em mãos a carta dos bancários e das lideranças comunitárias pedindo apoio contra o fechamento de agências do BB em Vitória

Pela manhã, diretores do Sindibancários/ES e lideranças comunitárias da região de Goiabeiras, em Vitória, entregaram uma carta ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, pedindo apoio na luta contra o desmonte do banco, especialmente contra o fechamento das agências Av. Fernando Ferrari e Leitão da Silva.

“Entregamos a carta ao prefeito Lorenzo Pazollini e destacamos os impactos causados pela reestruturação do BB. O fechamento das duas agências em Vitória trará prejuízos financeiros para a cidade, uma vez que reduzirá a oferta de serviços bancários, e prejudicará moradores e comerciantes das regiões onde estão localizadas. É na agência da Av. Fernando Ferrari, por exemplo, que muitos idosos recebem atendimento bancário. Com o fechamento da unidades, as pessoas terão que se deslocar para outros bairros mais distantes para ter acesso ao banco. Por isso, é muito importante que o prefeito Pazollini apoie nossa luta na defesa do BB público e da manutenção do emprego de todos os trabalhadores que atuam nas unidades”, enfatizou o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire.

Confira mais fotos do ato realizado na agência Av. Carlos Lindemberg

(Fotos: Sérgio Cardoso)

Fonte: Sindicato dos Bancários do Espírito Santo