NO PERÍODO DE AVALIAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE QUALIDADE, INSTITUIÇÃO RETIRA OBRIGATORIEDADE DE VENDA DE PRODUTOS
O Sindicato tem recebido denúncias de punições a bancários que não conseguem vender produtos para o cumprimento de metas. Especificamente no Bankfone, onde até pouco tempo os funcionários faziam o atendimento ao cliente e a venda apenas de consórcio, mas desde fevereiro estão obrigados a vender diversos produtos. “Durante mais de quinze anos fiz apenas esse atendimento, como é que o banco quer que eu passe a vender mais de uma hora para outra? “, questiona o bancário Gustavo Leitão (nome fictício), do Bankfone.
Gustavo está entre os punidos pelo não cumprimento de metas – o Itaú tem dado advertência e até suspensão aos trabalhadores. Ele afirmou também que, além do assédio moral, o banco tem mantido uma tática para a obtenção do certificado de qualidade ISO 9000. “Quando o fiscal está no Bankfone, a obrigatoriedade da venda desaparece do sistema. Ela só reaparece quando o representante da ISO vai embora”, denuncia o bancário.
De acordo com o diretor do Sindicato Aladim Takeyoshi, a entidade tem questionado as práticas adotadas pelo Itaú para que os funcionários atinjam as metas. “As denúncias do Bankfone são graves e, caso sejam confirmadas, o Sindicato tomará as devidas providências” afirma.
Fonte: Seeb SP