Banerjianos discutem problemas antigos e atuais

Em reunião realizada na manhã do dia 22 os dirigentes sindicais do extinto Banerj trataram de problemas que ainda persistem na relação com o Itaú, que comprou o banco estadual fluminense. Foram discutidas questões antigas, mas também algumas atuais, que surgiram nos últimos meses.


Um dos problemas não é exclusivo dos banerjianos: o novo plano de saúde oferecido pelo Itaú aos funcionários e familiares. A Fundação Itaú Saúde contratou a empresa Porto Seguro, que está há pouco tempo no segmento de planos de saúde. Por este motivo, a rede credenciada é insuficiente e de qualidade inferior à oferecida pela Caberj, a operadora anterior. “A lógica do banco é economizar às custas da saúde dos bancários e seus familiares. Os funcionários viraram cobaias de um plano novato e ainda em fase de implantação”, critica Ronald Carvalhosa, diretor do Seeb-Rio.


Outra questão recente é a transferência dos funcionários oriundos do Banerj para o banco Itaú Consignado. A instituição, que trata exclusivamente da modalidade de empréstimo com desconto em folha, é fruto de uma parceria do Itaú com a financeira BMG e usa o CNPJ do Banco Banerj S.A. Uma das questões nebulosas é o enquadramento sindical dos empregados que ficarem nesta empresa, já que os funcionários do BMG não são sequer registrados como financiários, mas como comerciários. “A nossa suspeita é de que o banco esteja mirando na ação que o Sindicato do Rio tem sobre o PAC. Neste processo, reivindicamos que os banerjianos que estavam na ativa quando da compra do Banerj sejam transferidos para o fundo de pensão do Itaú, já que a Previ Banerj foi extinta. Desconfiamos que a transferência impeça a nossa migração, já que este novo banco não é patrocinador do PAC”, especula Ronald.


O terceiro ponto importante do encontro foi a transmissão de informações sobre o Projeto de Lei 3213/2010, de autoria do deputado estadual Gilberto Palmares, que tramita na Alerj. O PL trata da recuperação dos direitos previdenciários dos bancários que sacaram o saldo da Previ-Banerj em 1998. “Já convidamos três pré-candidatos ao governo do estado – Luiz Fernando Pezão, Lindberg Farias e Antony Garotinho – para nosso Encontro Nacional e vamos reivindicar que assumam compromisso de apoiar este projeto”, informa o sindicalista.


Participaram da reunião representantes dos sindicatos Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Itaperuna, Macaé, Campos, Nova Friburgo, Niterói e Petrópolis.


O 8º Encontro Nacional dos Antigos Funcionários do Banerj será realizado no dia 03 de agosto de 2013 na sede da Abanerj, em Jacarepaguá.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES