Banerjianos farão manifestação em frente ao Palácio Guanabara


Um ato de rua em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado, no próximo dia 21 foi a forma que os funcionários do extinto banco Banerj encontraram para pressionar o governador Sérgio Cabral. Os bancários querem obter de Cabral o compromisso de sanção integral da lei que permitirá o retorno à Previ-Banerj dos participantes que saíram, sacando sua reserva de poupança.


O Projeto de Lei 3213/2010 foi proposto pelo deputado Gilberto Palmares (PT), com co-autoria de Paulo Ramos (PDT) e Edson Albertassi (PMDB), para permitir que os bancários que abriram mão do fundo de pensão possam retornar. “Naquela época de incerteza, muitos de nós tivemos medo de perder o que já  havíamos acumulado e sacaram o dinheiro. Mas, agora, é interessante para muita gente voltar. O PL 3213 prevê esta possibilidade, desde que o valor sacado, com as devidas correções, seja devolvido”, explica a banerjiana Vera Luiza Xavier, diretora do Seeb-Rio. “Não há motivo nenhum para o governo do estado se opor à lei, já que não haverá prejuízo para os cofres públicos. Mas temos que ter a garantia da sanção do governador”, acrescenta Ronald Carvalhosa, também diretor do sindicato e funcionário do extinto banco.


Deliberação coletiva


A realização do ato foi uma das decisões tomadas pelos bancários durante o VIII Encontro Nacional dos Antigos Funcionários do Banerj, realizado no Rio de Janeiro no último dia 03. Os banerjianos decidiram que vão usar verde, a cor do banco, e protestar em frente ao palácio a partir das 11h. O deputado Gilberto Palmares, autor do PL 3213, esteve presente ao evento e é favorável à mobilização para pressionar o chefe do Executivo estadual. “A mobilização é importante para pressionar o governador Sérgio Cabral”, declarou o parlamentar durante o encontro.


O objetivo é obter o compromisso de que o governador vai sancionar a lei para, então, incluir a votação do PL na pauta da Alerj.


Além de pressionarem pela sanção à lei estadual, os bancários também vão protestar contra o PL 4330, que tramita no Congresso. O projeto prevê a ampliação da terceirização e é uma ameaça aos direitos trabalhistas e à organização das categorias.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES