BB prepara mais cortes no Andaraí

Os números ainda não estão fechados, mas o BB iniciou mais uma etapa da reestruturação dos setores que funcionam no Complexo do Andaraí. Além da continuidade do processo no CSL, agora é no CSO que os cortes serão concentrados, especificamente no setor Comp.

O banco informou na última sexta-feira, dia 04, que o setor inteiro será transferido para São Paulo até o fim do mês. Aos bancários lotados no Comp, resta a realocação. “Cerca de 90 funcionários deste departamento serão atingidos pela mudança. Mas nem o banco nem nós podemos saber ao certo quantos realmente terão de ser realocados, porque o prazo de adesão ao PAI ainda não terminou. Somente na próxima segunda-feira, dia 13, teremos este número. Estimamos que pelo menos 30 pessoas tenham que ser remanejadas”, informa José Henrique Rocha, diretor da secretaria de Bancos Federais do Seeb-Rio.

O problema é que, poucos ou muitos, ainda haverá a necessidade de realocar adequadamente os que não puderem ou não quiserem aderir ao PAI. “Muitos são funcionários que nunca trabalharam em agência e não têm perfil de vendas. O ideal é que fossem realocados em outro departamento. Mas, como o BB vem enxugando sistematicamente os setores de atividade-meio, isto fica cada vez mais difícil”, pondera José Henrique.

A indefinição sobre as realocações gera mais um problema: a lentidão nas nomeações de concursados. E isto é péssimo para os empregados lotados nas agências, porque o problema de sobrecarga de trabalho custa a ser resolvido.

Reunião

Na manhã desta quinta-feira, 09, foi realizada uma reunião com os bancários lotados no Complexo do Andaraí. Dirigentes e delegados sindicais conversaram com os funcionários sobre a situação, esclarecendo as dúvidas e prestando informações. Os empregados foram informados de que os próximos passos vão depender dos resultados da adesão ao PAI e que, assim que os números forem conhecidos, serão tomadas as medidas necessárias para minimizar os problemas decorrentes da reestruturação.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES