BB: Rafael Matos é o novo Caref

Rafael Matos, candidato apoiado pela maioria dos sindicatos do país venceu as eleições para Conselheiro Administrativo Representante dos Funcionários – Caref e passará a ocupar um dos sete assentos no Conselho de Administração do BB. Rafael teve 21.081 votos e o segundo colocado, Ronaldo Zeni, teve 18.008.


Para Sérgio Farias, representante titular da Federação na CEE/BB, independente do resultado a eleição em si é uma vitória. “Foi um processo democrático, construído de maneira orgânica e com ampla participação do funcionalismo. É digno de nota, também, o alto nível de competência dos dois candidatos mais votados, Rafael e Ronaldo”, ressalta Sérgio.


William Mendes, coordenador da CEE/BB, também considera a reconquista da vaga do representante dos trabalhadores no Conselho uma vitória. “A eleição é uma conquista das centrais sindicais, capitaneada pela CUT. É um avanço importante porque dará à representação dos trabalhadores o direito de participar da instância máxima do Banco do Brasil, onde são tomadas as decisões estratégicas, desde negócios, crédito, orçamento, investimentos e remuneração dos dirigentes, dentre outras questões”, acrescenta William.


A função do Caref é ser a voz do funcionalismo no Conselho de Administração do BB, que é composto pelo presidente do banco, três membros indicados pelo governo, mais dois indicados pelos acionistas minoritários – que hoje são indicados pela Previ. Cargo semelhante existia no BB e em outras estatais até 2000, mas foi extinto por uma canetada do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Somente em 2011, através de lei específica, todas as empresas públicas ou de economia mista com mais de 200 funcionários passaram a ter direito a representação dos empregados no Conselho Administrativo, que é a mais alta instância da gestão de uma empresa. “A criação do Caref não veio de graça, foi uma conquista do movimento sindical de várias categorias, que passou dez anos reivindicando este espaço. Devemos apoiar Rafael porque ele representa todos os empregados, não só os que votaram nele. É importante que o funcionalismo entenda que este espaço é fundamental para melhorar as condições de trabalho dentro do BB”, destaca Sérgio Farias.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES com Contraf-CUT